Conceito de Negociação

NegociacaoExistem certas áreas da vida em que as pessoas desenvolvem habilidades de negociação para poder chegar a possíveis acordos assim que existem diferentes pontos de entendimento. A negociação é um pilar básico do trabalho em equipe, uma vez que vai além do individualismo, todo ser humano é único e exclusivo.

Isto é, existem diferentes pontos de vista os quais convém unificar certos critérios através de um ponto de encontro. Apenas negociando é possível estabelecer pactos que sejam gratificantes para ambas as partes. A negociação é a essência de uma equipe, mas também de outros tipos de vínculos afetivos, por exemplo, na relação de um casal.

A negociação de um casal

O amor romântico tem alimentado o mito equivocado de que duas pessoas que se gostam são duas em uma. No entanto, a realidade é que por mais apaixonadas que estejam duas pessoas, o fato de serem autônomas e independentes, faz com que ambas tenham opiniões e pontos de vista diferentes. Assim, o único meio de poder seguir adiante com um projeto de vida em comum é negociar as decisões que envolvem a vida das duas partes.

Isto é, as pessoas não devem negociar decisões quando atingem apenas uma pessoa, já que neste caso não existe a necessidade de chegar a um acordo com a outra. Entretanto, quando se trata de decisões que afetam a mais de uma pessoa, é indispensável tomar uma decisão a partir da responsabilidade que cada um possa tomar em sua escolha.

Ganhar em equipe

A chave da negociação é que através de um acordo, ambas as partes possam sair ganhando. Isto é, a negociação entre duas pessoas não significa que um vai sair ganhando e o outro perdendo, mas que os dois possam ganhar. Evidentemente, cada um ganha de um lado, mas também pode perder em algo (ceder para o bem comum). Para negociar é muito importante ter bons argumentos para defender seu ponto de vista pessoal diante de determinado assunto.

Além disso, é necessário respeitar a vez da palavra do interlocutor para que ele possa se explicar. Apenas existe entendimento mútuo quando há um diálogo baseado no respeito e na escuta ativa.

Enfim, a negociação é tão importante que até mesmo hoje em dia existem centros de formação que oferecem cursos de técnicas de negociação para os trabalhadores.

Referencia autoral

Publicado em jun., 2015. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/negociacao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato