Conceito » Política » CEPAL

CEPAL - Conceito, o que é, Significado

As siglas CEPAL se referem à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, uma organização integrada à ONU e constituída em 1948. Atualmente tem sua sede na cidade de Santiago do Chile, sendo que conta com vários escritórios em outras cidades latino-americanas.

O principal objetivo desta instituição é promover o progresso de toda a América Latina e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços econômicos e sociais entre as nações da região.

Estratégia da CEPAL ao longo da história

A partir da década de 1950 esta organização promoveu um modelo econômico de desenvolvimento, já que nesta área geográfica as diferentes nações se encontravam em condições precárias, especialmente em relação aos baixos níveis de consumo e repleta de problemas sociais.

Com a estratégia inspirada no desenvolvimento econômico houve um crescimento anual de quase 3% do PIB até a década de 1980 e, paralelamente, uma redução significativa dos níveis de pobreza da população total da América Latina.

A chave para alcançar este avanço foi uma gradativa modernização da indústria

Como complemento à estratégia de industrialização a CEPAL promoveu outras estratégias: a promoção das exportações, a realização de ajustes econômicos para superar os problemas associados ao endividamento e a incorporação de critérios de equidade social nos processos de produção.

Um centro de pensamento

A CEPAL coloca em prática todo tipo de pesquisa e estudo sobre as questões econômicas e sociais. Ao mesmo tempo, facilita assistência técnica aos governos e elabora propostas com assuntos relacionados à gestão pública.

A comissão da CEPAL é composta por um total de 44 estados membros, dos quais se reúnem a cada dois anos para avaliar as tarefas realizadas e promover novos objetivos e linhas de atuação.

A abordagem global desta organização consiste em promover o desenvolvimento econômico de maneira integral, uma vez que o crescimento econômico deve estar associado aos princípios de equidade social e à sustentabilidade ambiental.

Imagem: Fotolia. mmmg

Relacionados:

  1. BID
  2. ALADI
  3. Aliança do Pacífico
  4. Neocolonialismo
  5. Carta Democrática
  6. A Carta da Jamaica (1815)
  7. Era Vitoriana
  8. País em Desenvolvimento
  9. Conselho das Américas
  10. Conurbação