Conceito » Comunicação » Entrevista

Entrevista - Conceito, o que é, Significado

Podemos iniciar a definição do conceito entrevista como uma ação comunicativa estabelecida entre duas ou mais pessoas, que conta com uma estrutura particular organizada através da formulação de perguntas e respostas. A entrevista é uma das formas mais comuns e que pode ser apresentada em diferentes situações ou áreas da vida cotidiana.

A entrevista pode ser estabelecida sempre entre duas ou mais pessoas (mesmo que na maioria dos casos seja suficiente a presença de dois).

Uma pessoa cumpre com o papel de entrevistador ou formulador de perguntas e o outro com o papel de entrevistado, aquele que responde as perguntas

Diferentemente de outras formas de comunicação das quais a interação e as perguntas podem ser formuladas por diversas partes que compõem o ato comunicativo, na entrevista as perguntas são sempre feitas por uma pessoa e respondidas por outra. Deste modo, o diálogo se torna dinâmico, porém estruturado e formal.

As entrevistas são um elemento comum em certas situações ou circunstâncias da vida cotidiana

Normalmente, o termo entrevista é utilizado por diferentes meios de comunicação para obter informação, testemunhas e opiniões. São realizadas por meios de comunicação que podem variar em sua formalidade, duração, em relação ao modo de formular as perguntas, pelo fato de serem transmitidas ao vivo ou não, etc.

Outro tipo de entrevista comum são aquelas realizadas no campo profissional no momento de conhecer um indivíduo novo para ocupara determinado cargo, portanto, o mesmo deve responder uma série de perguntas a fim de ser conhecido o seu perfil. As entrevistas profissionais são na maioria das vezes muito formais, assim certos elementos como aparência, linguagem, sinceridade, rapidez e atitude em geral do entrevistado são fundamentais na hora de tomar uma decisão final.

Imagem: Fotolia. mast3r

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: