Primeira Impressão - Conceito, o que é, Significado

Em maior ou menor grau todas as pessoas se preocupam com a impressão que causam nos demais. Esta preocupação tem uma relevância especial em certos momentos, como um primeiro encontro romântico ou uma entrevista de emprego.

O que devemos levar em contra para que outros nos vejam melhor?

O primeiro aspecto que chama a atenção de um interlocutor que nos vê pela primeira vez é a imagem pessoal. Isso inclui uma série de elementos externos: o modo de se vestir, a aparência do rosto, o sorriso, a higiene corporal ou o corte de cabelo. Tudo isso transmite uma mensagem ao interlocutor que nos julga de maneira consciente ou inconscientemente. Para que a impressão que causamos seja a mais idônea possível, é conveniente adaptar a vestimenta e a aparência externa ao tipo de encontro.

No caso das mulheres, um aspecto importante é a maquiagem utilizada. Por outro lado, existem alguns detalhes que devem ser levados em conta: o tipo de calçado, chamar o outro pelo nome, chegar pontualmente ao evento e adotar a mesma posição corporal que a outra pessoa.

Nosso corpo comunica ideias de várias maneiras

A postura corporal pode indicar firmeza ou insegurança. Quando movemos as mãos de maneira agitada, é bem provável que demais acreditem que estamos nervosos. A forma de olhar é um indicador de nossa personalidade e estado de espírito. Quando falamos, não devemos nos preocupar apenas com a mensagem, pois o tom de voz e a dicção desempenham um papel decisivo. Os pequenos gestos podem nos delatar e por este motivo devemos evitar alguns, como coçar-se, esquivar o olhar ou apertar as mãos sem firmeza.

Além dos fatores externos, a atitude pessoal é uma questão fundamental. Para causar uma boa impressão é conveniente transmitir sinceridade, autoconfiança e empatia. E tudo isso combinado com uma dose de otimismo e energia.

Os primeiros 90 segundos

Dar-se bem ou mal com a outra pessoa num primeiro encontro depende dos momentos iniciais. Estudos de psicologia demonstram que após os primeiros 90 segundos emitimos um julgamento sobre o outro. Durante este curto período de tempo, o cérebro interpreta tudo aquilo que percebe e finalmente tira uma conclusão. Este processo mental é feito inconscientemente, mas está demonstrado que se trata de uma estratégia evolutiva ancestral que permitiu aos seres humanos primitivos distinguir o amigo do inimigo.

Em resumo, a avaliação inicial de uma pessoa depende de quatro elementos adequadamente combinados: a imagem que projeta com sua aparência física e sua linguagem não verbal, a atitude pessoal, o que diz e como diz.

Imagem: Fotolia. 2017

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: