Conceito » Saúde » ISID

ISID - Conceito, o que é, Significado

As siglas ISID, em inglês, correspondem à International Society for Infectious Diseases, que normalmente é traduzida como Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas. Como o próprio nome indica, esta organização está focada em melhorar a pesquisa científica para prevenir as doenças causadas por processos infecciosos.

Paralelamente, buscam-se novas alternativas terapêuticas para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Esta entidade sem fins lucrativos foi fundada em 1986 após a fusão de duas organizações internacionais com características semelhantes: a ICID e a IFIPD

De maneira periódica, a ISID organiza congressos em várias cidades do mundo. No congresso realizado na cidade de Buenos Aires, em março de 2018, foram tratadas diversas questões: novos tratamentos para a doença de Chagas, avanços relacionados ao microbioma humano, a doença causada pelo vírus ZIKA e novos riscos relacionados às pandemias.

A ISID é composta por pesquisadores e profissionais que se dedicam a doenças infecciosas de todo o mundo. Para mostrar seu progresso foi publicada a International Journal of Infectious Diseases (IJID).

Assim mesmo, atualiza-se um guia para controlar as infecções nos centros hospitalares de maneira periódica.

As doenças infecciosas podem causar uma pandemia

A ação de seres microscópicos como vírus, bactérias ou parasitas pode causar graves doenças no reino animal e vegetal. Naturalmente, os seres humanos não estão isentos dos efeitos desses organismos.

Entidades como a ISID têm a missão de prevenir, tratar e curar todo tipo de doenças infecciosas. Atualmente, as mais comuns são o tétano, a tuberculose, a gripe, a malária, o sarampo, a meningite e a coqueluche.

Quando uma doença infecciosa já conhecida se expande entre os habitantes de um território, este fenômeno é conhecido como epidemia. No entanto, quando o processo infeccioso é causado por um novo vírus que se propaga em diversos territórios, o fenômeno se torna uma pandemia.

Como exemplos de pandemias estão as seguintes: a gripe, a AIDS e a peste bubônica. Vale lembrar que somente a gripe espanhola de 1918 causou milhões de mortes em todo o planeta.

Nas últimas décadas surgiram novas doenças infecciosas. O termo "doença infecciosa emergente" é usado na terminologia científica. Um exemplo disso é a doença de Lyme, uma infecção bacteriana causada pela mordida de um carrapato.

Os avanços científicos sobre as doenças infecciosas emergentes foram abordados em vários congressos da ISID.

Imagem: Fotolia. Oka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: