Conceito » Saúde » Doença

Doença - Conceito, o que é, Significado

O termo doença se refere à alteração do equilíbrio de um organismo vivo. Quando falamos de seres humanos ou animais, nos referimos à doença como uma anomalia que altera a saúde e o bem-estar do organismo.

O conceito doença está associado à medicina, mas também é utilizado em várias áreas.

Medicina e doença

Há muitas maneiras para classificar as doenças: dividindo em físicas e mentais, entendendo a função de sua origem (genética ou adquirida) ou organizando em função dos órgãos afetados. Outra maneira de classificação é através da diferença entre a doença comum e doença rara (a rara é aquela que afeta um número reduzido de pessoas). A partir deste ponto de vista, as doenças devem ser tratadas para devolver a saúde perdida e para eliminar a dor existente. Deve-se destacar que toda patologia está associada a uma dose de sofrimento.

Por outro lado, o conceito doença tem relação com a cultura de um território. Vale recordar que certas doenças do passado (por exemplo, a peste) foram consideradas como maldições e não como processos infecciosos. Este tipo de ideia existe ainda em alguns lugares e na mentalidade de alguns indivíduos. A doença pode ser entendida também como um castigo, uma provação ou um sinal.

A doença na literatura e na história

A doença tem sido estudada através da literatura. Vale a pena lembrar o relato do homem elefante ou das patologias de alguns personagens como Don Quixote ou algumas síndromes com nome de personagens literários. Alguns escritores tratam alguns temas de forma bem peculiar como a doença irreal (o dramaturgo francês Moliere escreveu uma comédia chamada “O doente imaginário”).

Os historiadores também abordaram as doenças. Neste sentido, muitos acontecimentos do passado têm estreita relação com alguma doença (a Peste Negra de 1348 ou as infecções relacionadas às guerras são claros exemplos dos vínculos entre história e doença).

Sociologia e doença

Os sociólogos abordam as doenças de várias maneiras. Existem estudos que analisam o papel do paciente, a influência de uma epidemia em uma sociedade ou os problemas sociais vinculados a uma incapacidade física ou mental.

Dentro da sociedade surgem comportamentos preocupantes e em algumas ocasiões nos referimos a eles como doenças sociais. A violência machista, a escravidão e o maltrato aos animais são reconhecidos como condutas doentias.

Imagem: iStock, Di_Studio

Relacionados:

  1. Glúten
  2. Morbidade
  3. Heterocromia
  4. Incidência
  5. Doenças Neurodegenerativas
  6. Brônquios
  7. Hipertensão
  8. Teoria dos Quatro Humores
  9. Fisiopatologia
  10. Predisposição Genética