Conceito » Religião » Sufismo

Sufismo - Conceito, o que é, Significado

A maioria das religiões tem um corpo doutrinário baseado num livro sagrado e, paralelamente, em certas vias de conhecimento, como a teologia, o misticismo, o ascetismo, entre outras. No Islamismo é cumprida esta abordagem geral, já que por um lado se encontra o Alcorão como texto sagrado e, por outro lado, uma corrente de interpretação espiritual, o Sufismo. Este movimento místico apresenta dificuldades em relação à sua etimologia, mas a maioria dos especialistas afirma que com este conceito se faz referência ao caminho destinado à purificação do espírito.

Origens e princípios gerais

Segundo uma lenda da tradição islâmica o primeiro sufi foi Ibrahim, pois certa vez quando estava em uma caça ouviu uma voz lhe dizendo que sua missão no mundo era outra: começar pelo caminho da piedade e do ascetismo.

Este movimento espiritual levou a algumas irmandades chamadas turuqs, que se espalharam por todo o mundo muçulmano. Nestas associações foram realizadas técnicas de meditação para que os praticantes se afastassem do mundo terreno e se aproximasse da única realidade, o conhecimento de Deus.

O sufismo tem uma dimensão panteísta do universo, pois busca a conexão do divino com a alma individual (para expressar esta ideia se emprega a palavra árabe tawhid).

Os mestres sufis afirmam que sua missão é purificar o coração, já que neste órgão se reside o espírito humano.

Não se trata de uma seita ou religião, mas pretende-se uma abordagem vital e um caminho de perfeição

Os sufis se autodenominam "amigos de Deus" e seu objetivo na vida é alcançar a plena conexão com a divindade. Para isso é necessário passar por diversos processos espirituais ao longo da vida. Para começar neste caminho, devem-se cumprir dois requisitos básicos: ter a graça divina e ser abençoado pela sorte (não se trata da sorte convencional, mas da baraka, um dom que só pode ser recebido de outro mestre sufi).

Os mestres desta corrente espiritual vivem de maneira austera e sem nenhum tipo de luxo. São pessoas reconhecidas e admiradas por sua grande sabedoria. Um dos rituais que praticam são as danças sagradas baseadas em um movimento giratório da qual se busca alcançar um estado de transe (estas danças simbolizam uma união com o cosmos e com a divindade).

Os ensinamentos do Sufismo são transmitidos normalmente através de contos e histórias com um personagem único, Mullah Nasruddin. Este personagem da tradição popular mostra uma série de ensinamentos com uma linguagem simples com o fim de proporcionar novos caminhos de compreender o mundo e seus mistérios.

Imagem: Fotolia. ngvozdeva

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: