Conceito » Religião » Teísmo

Teísmo - Conceito, o que é, Significado

O Teísmo se refere à crença da divindade como um agente ativo no processo de criação e no curso da história. Trata-se de uma realidade transcendente que tem presença real, além de tudo que é visível e material.

No entanto, o teísmo coloca Deus como motor e a causa de tudo o que existe. O teísmo é assegura na filosofia medieval graças ao trabalho de autores como Tomás de Aquino e Santo Agostinho. No contexto metafísico da filosofia medieval, Deus é a primeira causa, a fonte de toda a existência.

Deus é um ser supremo

Seu poder é infinito uma vez que criou tudo o que existe, inclusive os seres humanos, a partir do nada. Além disso, a influência de Deus na criação é constante já que a divindade é responsável pela vida de todas as criaturas que têm um ser próprio, mas sempre relacionado e sujeito à força criativa. Isto é, Deus é infinito, onipotente e perfeito em si mesmo. Pelo contrário, o ser humano que acha igual ou semelhante a Deus é limitado, imperfeito e finito. Deus é a causa de si mesmo, existe desde sempre.

O teísmo é uma corrente que surge precisamente como uma forma de dar a Deus o lugar que lhe corresponde em uma sociedade que cada vez mais dá valor à ciência experimental como sinônimo de verdade. O teísmo não diminui o valor da ciência experimental, mas a coloca no seu devido lugar. A ciência exata não pode tratar de qualquer objeto de estudo.

Teísmo filosófico

Vale ressaltar que o teísmo não deve ser confundido com religião, mas mostra uma tentativa filosófica de entender a Deus a partir de parâmetros racionais. A partir desta perspectiva, tudo o que existe tem uma causa, portanto, deduz-se que há uma primeira causa para a origem de tudo.

Este teísmo filosófico não considera os conteúdos da fé revelada na religião cristã. A fé se torna um princípio racional, isto é, há evidências que mostram a existência de um ser superior. No entanto, o teísmo filosófico tem certos limites pelos quais a razão não pode compreender todos os mistérios que envolvem a existência de Deus.

Imagem: Fotolia. kitas

Relacionados:

  1. Deísmo
  2. Panenteísmo
  3. Divindade
  4. Substância (Filosofia)
  5. Nada (Filosofia)
  6. Deus
  7. Agnóstico
  8. Espírito Santo
  9. Ateu
  10. Personalismo