Segundo algumas doutrinas alternativas de natureza pseudocientífica, o ser humano pode ir além de sua existência física e captar outras realidades, inclusive de si mesmo. Neste contexto, afirma-se que é possível ter acesso a novas esferas espirituais.
Em outros termos, nosso ser interior é capaz de perceber realidades ocultas e invisíveis, sendo que cada uma pode formar uma dimensão específica.
Quando nos encontramos no terceiro nível de consciência do “eu”, entendemos o mundo e a nós mesmos a partir de três referências: altura, largura e profundidade. Isso significa que valorizamos tudo aquilo que podemos tocar, ver e experimentar. Em outras palavras, trata-se de um plano primário da consciência, da qual se concentra no mundo físico.
Num próximo nível ou plano incorporamos a parte espiritual, pois nossa consciência é ampliada e somos capazes de entender a realidade com maior plenitude e complexidade. Assim, nos vemos como um corpo que precisa de algumas necessidades e, ao mesmo tempo, com o complemento afetivo e emocional.
Estas duas dimensões do espírito humano não têm nenhum componente extraordinário, já que expressam simplesmente a parte física e emocional dos indivíduos.
Neste nível de consciência superior, somos capazes de perceber que todas as coisas estão unidas por uma força universal: o amor. Assim, as pessoas se unem por alguma forma de amor e se afastam porque este sentimento não existe.
Aquele que consegue entrar neste plano espiritual superior pode conhecer-se melhor e é capaz de viver de maneira harmoniosa e com plenitude.
Embora o homem seja um animal racional que nasce, cresce e finalmente morre; esta visão não satisfaz a todo mundo. Muitas pessoas acreditam que somos muito mais do que uma simples matéria. A partir desta convicção foi criado todo tipo de doutrina filosófica e religiosa, assim como propostas de natureza pseudocientífica.
Acreditamos em explicações que não são comprovadas, mas que têm um grande poder de atração: a aura que nos envolve, o eu quântico, os registros akáshicos, a parte da alma que se conecta com o todo, as energias positivas e negativas, além de muitas forças ou aspectos misteriosos.
Sobre as diversas dimensões espirituais do homem não há nenhuma certeza ou evidência de caráter científico. No entanto, deve-se admitir que se trata de um discurso muito sugestivo.
Não é o mesmo dizer que somos uma complexa combinação de matéria do que afirmar que uma quinta dimensão espiritual nos proporcionará paz e harmonia com o universo.
Imagem: Fotolia. Andrea Danti
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2018). Conceito de Terceira, Quarta e Quinta Dimensão Espiritual. Em https://conceitos.com/dimensao-espiritual/. São Paulo, Brasil.