Diagrama de fluxo - Conceito, o que é, Significado

Diagrama-de-fluxo

Denomina-se diagrama de fluxo a uma representação gráfica de vários procedimentos lógicos que têm como objetivo oferecer sua simplificação e compreensão. É usado especialmente na área da informática para o desenvolvimento de programas, assim como para o estabelecimento de diferentes processos técnicos na área industrial. No entanto, sua compreensão e uso podem ser de grande utilidade em qualquer área técnica que procura ter um reflexo pertinente de alguma sequência lógica. Os diagramas de fluxos existem há muitos anos e sua utilização coincide com o desenvolvimento da tecnologia como uma introdução crítica para o aumento da produção em qualquer setor a considerar. É por isso que este tipo de registro gráfico costuma ser ensinado em cursos técnicos que fazem uso mais intensivo dos mesmos.

A lógica costuma ter uma série de operações conhecidas por todos, onde muitas vezes as conclusões se dividem entre a verdade e a falsidade. De fato, do ponto de vista formal qualquer enunciado pode estar dentro destas duas categorias. Esta circunstância binária é utilizada como base para diversas atividades técnicas, onde a mesma circunstância está presente, porém com outra conotação. Assim, por exemplo, em um circuito elétrico, podem ser estabelecidos os mesmos procedimentos formais de um raciocínio lógico aplicado, exceto nas categorias “verdadeiro” ou “falso” que substituem as categorias de ligar ou desligar com a existência ou não de eletricidade. Uma vez que em algumas circunstâncias esta estrutura lógica pode ser extremamente longa e sua leitura realizada de modo sequencial, o estabelecimento de um gráfico permite que se tenha um panorama geral e uma visão ampla de todo o circuito lógico.

Em vista destas necessidades e capacidade de simplificação, um diagrama de fluxo é construído com determinados elementos gráficos recorrentes que explicam cada operação lógica. Assim, podem ser citados paralelogramos, ovais, triângulos, etc. Sua estrutura compreende um principio e avança para baixo ou para esquerda em progressão, com a possibilidade de voltar a qualquer momento a um ponto anterior segundo os resultados.

A utilização de um diagrama de fluxo tem a vantagem de simplificar os processos a fim de entendê-los melhor, permitindo identificar os problemas e as possibilidades existentes para tornar o processo mais eficiente.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: