Histograma - Conceito, o que é, Significado

O histograma é uma ferramenta estatística, mais específica da estatística descritiva. É um modelo de gráfico que mede a distribuição das frequências ou dos intervalos em relação a determinados grupos. Trata-se, portanto, de um método estatístico que mede uma realidade concreta. Por exemplo, para indicar o número de pessoas entre 18 e 65 anos de um país, a divisão de uma população segundo os diferentes grupos sanguíneos ou a distribuição de salários de um grupo.

Os diferentes valores manipulados num histograma são registrados em coordenadas em forma de diagrama, assim é possível medir os intervalos de cada objeto de estudo.

Portanto, o histograma é uma ferramenta estatística que serve para explicar dados de maneira resumida através de um gráfico. Este gráfico é especialmente útil quando se trata de medir variáveis quantitativas.

Os conceitos chaves de um histograma

Como todos os gráficos, a finalidade de um histograma é quantificar uma realidade. Para isso devemos utilizar dois conceitos: frequência e variável. O primeiro se refere ao número de vezes que algo ocorre e o segundo é o valor numérico em uma escala de medição.

Outras representações gráficas na estatística descritiva

A análise dos dados estatísticos pode ser realizada com histogramas e outros tipos de gráficos.

No diagrama de barras, os dados numéricos são transmitidos numa tabela de frequências. Em outras palavras, nestes diagramas se relacionam as frequências absolutas (o número de vezes que se repete o dado), com uma variável (que pode ser quantitativa ou qualitativa). Um exemplo de diagrama de barras seria um gráfico que quantifica a cor do cabelo de um grupo de alunos.

O diagrama de setores é representado por dados de variáveis qualitativos, ou seja, aqueles que não podem ser quantificados ou medidos

Normalmente, estes diagramas são representados em um círculo dividido em setores que refletem a proporção de um assunto. Por exemplo, numa pesquisa que se pergunta a um número de alunos sobre suas preferências, os resultados obtidos são transmitidos em porcentagens dentro de um círculo.

Concluindo, tanto o histograma como as diferentes ferramentas gráficas são visões estatísticas que permitem enumerar dados, analisar e comparar informações, definitivamente, conhecer a realidade de maneira matemática e objetiva.

Imagem: Fotolia - Sensay

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: