Existem atitudes muito importantes no plano das relações pessoais.
A lealdade mostra a fidelidade de uma pessoa para com a outra seja no campo sentimental ou de amizade. Uma pessoa leal é aquela que tem a prudência suficiente de respeitar a intimidade do outro e guardar segredos sem compartir com terceiros.
A lealdade se mostra também na sinceridade, esta que é contrária à mentira. Do mesmo modo, a lealdade mostra a relação de liberdade em longo prazo que uma pessoa estabelece com a outra a partir da ausência de coação ou manipulação extra.
Entretanto, o universo das relações pessoais não é ideal. O ser humano tem a capacidade de cometer ações que são contrárias a esta lealdade como mostra o defeito oposto a esta virtude: a deslealdade. Uma pessoa é desleal quando comete uma traição que machuca ou fere o seu próximo.
Uma pessoa é desleal também quando não é agradecida e deixa em segundo plano um bom amigo apenas porque conheceu novas amizades. O indivíduo é desleal quando age contra seus sentimentos puros e notáveis como a amizade e o amor que estão baseados no respeito, no reconhecimento à dignidade alheia e à aceitação incondicional. A deslealdade mostra uma ação contrária à ética pessoal daquele que persegue a prática do bem em qualquer área de sua vida.
Como se sente uma pessoa que é vítima de um ato desleal por parte de alguém que aprecia e respeita? Ela sente ferida e humilhada. Entretanto, vale ressaltar que este fato não significa o final de uma relação, uma vez que existem pessoas que tem a capacidade de assumir seus erros. Do mesmo modo, existem pessoas também que quando se sentem feridas sabem perdoar e pedir uma segunda chance.
A deslealdade acontece também no contexto profissional como mostra a rivalidade carente de companheirismo daquele que só pensa em si próprio e prejudica os demais.
Foto: iStock, Martinan
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2015). Conceito de Desleal. Em https://conceitos.com/desleal/. São Paulo, Brasil.