Conceito » História » Corrida Espacial (1957-1975)

Corrida Espacial (1957-1975) - Conceito, o que é, Significado

Após o fim da Segunda Guerra Mundial o planeta como um todo esteve dominado por duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética. Ambas as nações mantiveram uma rivalidade permanente até o desaparecimento definitivo da URSS em 1991.

Politicamente, os americanos tentaram expandir seu modelo capitalista e os soviéticos fizeram o mesmo com o ideal comunista. O confronto entre essas duas nações não era simplesmente político, mas esteve acompanhado por uma luta em todo tipo de esfera: no esporte, na espionagem, no armamento, na cultura e na propaganda.

O final da década de 1950 deu início a uma nova batalha, a corrida espacial. Durante duas décadas, Estados Unidos e União Soviética iniciaram uma competição para demonstrar sua hegemonia na conquista do espaço.

À conquista do espaço

Em 1957, a nave Sputnik 1 dos soviéticos entrou no espaço e foi o primeiro satélite artificial que começou a girar ao redor da Terra. No mesmo ano, uma segunda nave levou o primeiro animal ao espaço, a cachorra Laika. Em 1961, os americanos reagiram e lançaram um chimpanzé chamado Ham para fazer uma nova viagem pelo espaço (apesar de os soviéticos serem os primeiros, a Laika morreu como consequência de sua viagem, enquanto que o Ham sobreviveu).

Em 1958, os americanos saíram vitoriosos na carreira espacial, pois conseguiram colocar em órbita o primeiro satélite de comunicações.

Em 1959, os soviéticos conduziram o primeiro satélite à superfície da Lua. Em 1961, o astronauta Yuri Gagarin foi o primeiro homem a alcançar a órbita terrestre e, em 1963, Valentina Tereshkova se tornou a primeiro cosmonauta da história.

Em 1968, a missão Apolo 8 dos americanos foi a primeira que superou a velocidade necessária para que uma nave saísse do efeito da gravidade terrestre. Graças a isso, os astronautas que tripulavam a nave puderam ser os primeiros a observar o lado oculto da Lua.

Em 1969, os americanos ganharam uma importante batalha

Na missão Apolo 11 viajavam três astronautas que ainda são lembrados: Neil Armstrong, Ewing Aldrin e Michael Collins. Armstrong foi o primeiro ser humano a pisar na Lua. As palavras pronunciadas por ele naquele momento se tornaram um símbolo para os americanos: "É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade".

Quem ganhou a competição?

Não é fácil afirmar com profundidade qual país se tornou o vencedor desta competição acirrada. Na cultura popular, acredita-se que os americanos ganharam a batalha, já que a chegada à Lua teve um impacto mediático em todo o mundo.

No entanto, alguns analistas consideram que os soviéticos alcançaram o triunfo, pois foram os pioneiros em três aspectos diferenciados: o primeiro satélite que sobrevoou o espaço, a primeira estação orbital e o primeiro homem no espaço.

Imagem: Fotolia. Kovalenko I

Relacionados:

  1. Guerra Fria
  2. Mundo Multipolar e Bipolar
  3. Plano Marshall
  4. Satélites Naturais
  5. Superpotência
  6. Bolchevique
  7. Primavera de Praga
  8. Guerra dos Mil Dias
  9. Geometria Espacial
  10. Área 51