Conceito » Esporte » Ciclismo

Ciclismo - Conceito, o que é, Significado

No início do século XIX, as primeiras bicicletas tinham outras denominações, como celeríferos, velocípedos ou velocíferos. Estes primeiros aparelhos que eram conduzidos por pedais ligados a grandes rodas com engrenagens evoluíram com a incorporação de freios e da redução no peso.

Em 1869 foi celebrada a primeira competição de ciclismo entre as cidades de Rouen e Paris. Com esta corrida, o ciclismo começou como esporte.

O Tour de France

Na maioria dos esportes, os Jogos Olímpicos constituem o evento esportivo de maior prestígio. No entanto, este critério não vale para o ciclismo, uma vez que o Tour de France é a competição mais importante no plano internacional.

O primeiro Tour de France foi realizado em 1903 pela iniciativa do jornal esportivo L'Equipe. Nas duas primeiras edições foram realizadas etapas noturnas e durante muitos anos os próprios ciclistas tinham que consertar as bicicletas quebradas. Em 1919, iniciou o costume de colocar um maillot (tipo de maiô) amarelo no vencedor de cada etapa. Os fãs seguiam as notícias através da imprensa e por volta de 1930 surgiram as primeiras transmissões de rádio. Em 1952, a televisão francesa transmitiu as primeiras imagens do Tour. Em 1955, foi introduzido um importante avanço técnico: o uso do photo-finish para determinar com precisão o vencedor da corrida. Em 1966, foram realizados os primeiros testes de antidoping e os ciclistas expressaram seu protesto através de uma greve.

Ao longo da história do Tour houve vários reinados. Assim, Anquetil, Merckx, Hinault e Indurain conseguiram cinco vitórias. Este recorde foi superado pelo norte-americano Lance Armstrong com sete vitórias consecutivas entre 1999 e 2005, mas seus triunfos foram invalidados quando a Agência Antidopagem dos Estados Unidos demonstrou que em todos eles o ciclista contou com a ajuda de alguma substância dopante.

Modalidades do ciclismo

O ciclismo está dividido em três tipos de competições: em estrada, pista e montanha. O Tour de France e o Giro d’Italia são exemplos da primeira modalidade.

Em sua versão na pista as competições são realizadas em um velódromo e com uma ampla gama de alternativas: velocidade individual e por equipes, quilômetros contra-relógio, perseguição individual e por equipes ou a modalidade Keirin (um motociclista marca o ritmo dos ciclistas até a largada, aí os ciclistas iniciam um sprint durante um número reduzido de voltas).

O ciclismo de montanha começou a ser praticado como esporte de competição na década de 1970 na Califórnia.

Imagem: Fotolia. kluvdia

Relacionados:

  1. Fórmula 1
  2. Triatlo
  3. Ginástica
  4. FIBA
  5. Jogos Olímpicos
  6. Automobilismo
  7. Copa Libertadores
  8. Mundial de Clubes
  9. Luta Greco-romana
  10. Atletismo