Intrapessoal - Conceito, o que é, Significado

A linguagem é o elemento distintivo do ser humano. Quando somos comparados aos outros animais, o que chama atenção são as semelhanças que temos em comum: órgãos similares, as mesmas funções vitais e inclusive reações parecidas (de defesa, ataque, proteção, instinto materno, etc.). Já a linguagem é verdadeiramente exclusiva dos indivíduos, sua comunicação tem vários níveis e abordagens.

Quando conversamos com outra pessoa ou em grupo, estabelecemos uma relação interpessoal

Alguns falam e outros escutam e este padrão se alterna e acontece com mais ou menos ordem. Há muitas maneiras de estabelecer vínculos interpessoais: em um diálogo, uma reunião, uma entrevista ou uma lição acadêmica.

A comunicação nem sempre acontece com os outros. Na verdade, com quem comunicamos em primeiro lugar é com nós mesmos. Neste caso, fica estabelecida uma comunicação intrapessoal. Em princípio, trata-se de um diálogo sem palavras, pensamos em algo e temos um debate interior. No entanto, é praticamente impossível uma comunicação sem linguagem, assim, mesmo sem falar aparentemente, estamos fazemos isso de alguma forma, mesmo que seja em silêncio.

Já na Grécia Clássica, o filósofo Sócrates cunhou uma ideia: conhece-te a ti mesmo

Com esta afirmação menciona a necessidade de indagar em nosso interior, de nos conhecermos da melhor maneira possível para agir através do autoconhecimento pessoal. Esta ideia socrática é o elemento fundamental da análise intrapessoal. Posteriormente, algumas correntes psicológicas aprofundaram a autoanálise como via de reflexão dirigida a si mesmo. A meditação é também um caminho de conhecimento intrapessoal, no sentido de que ao pensar de maneira profunda e serena podemos nos libertar daquilo que nos confunde.

Algumas religiões orientais praticam a introspecção, que é uma variante da comunicação intrapessoal. O nirvana dos budistas é a expressão máxima do autoconhecimento.

Os livros de autoajuda são também uma proposta que tem como objetivo saber quem realmente somos, da qual se propõem técnicas de tipo intrapessoal.

Por último, o conceito inteligência tem evoluído ao longo do tempo. Pode ser definido como a capacidade de resolver problemas, tanto externos como internos. Neste sentido, defende-se a existência de uma nova perspectiva, a inteligência intrapessoal, também chamada de inteligência emocional.

Imagem: Fotolia. Andrew Kras

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: