Conceito » Geografia » Região

Região - Conceito, o que é, Significado

A palavra região é um termo amplamente utilizado na área da geografia e que conta com diferentes usos. Em termos gerais, o termo região significa uma área ou a extensão de determinada terra ou água menor do que a área total de interesse.

Por sua vez, o vocábulo região também é usado para referir-se às áreas maiores que correspondem a um lugar específico.

Por isso, uma região pode ser o estado de um país, a soma de vários estados, uma comunidade (como a comunidade europeia), uma pequena cidade, um povoado de uma montanha, ou seja, uma região pode ser entendida tanto como um conjunto contínuo de unidades menores ou então de um todo maior.

Não há nada concreto que defina uma região, são questões de tipo abstrato, de características comuns, das quais definem uma região como física, humana, funcional, entre outras

Em matéria de organização territorial dos países, como mencionado acima, o termo região serve para designar uma divisão política do território do estado em questão, determinada principalmente por características étnicas, demográficas, culturais, históricas, econômicas ou outras considerações como clima, topografia, governo ou administração.

Desta maneira, podemos encontrar uma região econômica da qual se desenvolve um produto bem específico e comercializado com outras regiões do país, assim como uma região de caráter cultural, que oferece diversas festividades, danças, entre outras. Estas características e origens, por sua tradição, souberam ostentar e manter-se ao longo dos anos através de regiões que basicamente ocuparam um lugar de destaque no que diz respeito à cultura de uma região.

Imagem: Fotolia. lesniewski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: