Na tradição cristã, o tempo do advento é aquele em que se espera a vinda de Jesus Cristo. Portanto, trata-se de um período de preparação espiritual para celebrar o Natal. Este período começa quatro domingos antes desta celebração.
O termo advento provém do latim adventus, que literalmente quer dizer vinda ou chegada.
Também conhecida como grinalda, tem um claro sentido simbólico. Este elemento serve para ajudar as famílias cristãs na preparação do Natal. Na verdade, trata-se do primeiro anúncio sobre o Natal. Representa a esperança do povo de Israel com o Messias prometido.
A coroa tem forma circular, da qual expressa a ideia de eternidade associada a Deus. Seus ramos de cor verde simbolizam a esperança, assim como o crescimento espiritual e a atitude de esperança ativa no Criador. Ao mesmo tempo, vale lembrar a importância de estar preparado e com espírito aberto para receber Jesus Cristo.
Se a coroa estiver rodeada de algum ornamento vermelho, significa que há referência ao amor de Deus para com os homens, assim como do amor dos homens para com Ele. Se a coroa tiver ramos ou fitas brancas, este elemento simboliza a ideia de pureza.
Quatro velas separadas são colocadas sobre a coroa, simbolizando os quatro domingos anteriores à chegada do Natal. No primeiro domingo, acende-se uma vela e assim sucessivamente até chegar às quatro velas. Por último, a coroa é decorada com uma vela branca que é acesa durante a noite de 24 de dezembro e que representa a luz do Natal.
Na celebração da eucaristia durante o terceiro domingo, acende-se uma vela rosa para expressar a alegria da chegada do Natal. Durante a mesma, os ornamentos do sacerdote e do altar são de cor rosa e, desta maneira, os fiéis são convidados para participar da alegria do período natalino.
A liturgia do primeiro domingo de advento está focada na vinda do Senhor ao final dos tempos. No segundo domingo, os infiéis são convidados a manter uma atitude de conversão permanente. A missa do terceiro domingo anuncia as boas vindas do Senhor e este dia é conhecido como Gaudete. Por último, no quarto domingo, o ato litúrgico se refere ao advento do filho de Deus para o mundo. Durante este período a decoração do altar é mais austera e, por outro lado, a canção da glória é omitida.
O tempo do advento está relacionado a três figuras bíblicas: São João Batista, o profeta Isaías e Maria. O primeiro anunciou os planos de salvação do Senhor. O segundo fez com que os homens deixassem sua atitude indiferente em relação a Deus. Maria simboliza a fé e o testemunho de vida, pois carregou o Salvador em seu ventre.
Imagens: Fotolia. Thaut, Martinan
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2018). Conceito de Coroa do Advento. Em https://conceitos.com/coroa-advento/. São Paulo, Brasil.