Em seu conjunto o avanço da civilização foi acompanhado pela melhora da qualidade de vida das pessoas. Nos países desenvolvidos, a população dispõe de água corrente, eletricidade, transporte e todo tipo de dispositivo que facilita a vida cotidiana. No entanto, todos estes avanços geram efeitos negativos sobre o meio ambiente e estes efeitos constituem a ideia fundamental da contaminação ambiental.
A terra, a água e a atmosfera possuem produtos que não fazem parte da natureza. Alguns dos produtos utilizados pela indústria são perigosos para a saúde humana e para o equilíbrio do planeta como um todo. Os resíduos radioativos, as fumaças das fábricas e os despejos de resíduos nos mares contribuem para a degradação ambiental.
Se o entorno físico se degrada, por outro lado, ocorre uma diminuição dos recursos naturais disponíveis. Devido a isso, as preocupações com a contaminação ambiental se tornam um problema global.
Qualquer ser vivo gera produtos de resíduos que podem prejudicar outros seres vivos ou o ambiente. A natureza se adapta a este fenômeno e, neste sentido, alguns animais vivem dos excrementos de outros ou se alimentam da carne de animais mortos.
Desta maneira, a natureza tem seus próprios mecanismos para eliminar os resíduos de matéria orgânica que potencialmente poderiam causar doenças infecciosas. Este equilíbrio natural foi alterado pela intervenção humana.
A civilização humana gera tantos resíduos que a natureza não tem capacidade suficiente para assimilá-los adequadamente. Este desequilíbrio provoca graves alterações no meio ambiente: mudanças nos ciclos biológicos, desaparecimento de espécies, etc.
1) pelo consumo desproporcional de produtos;
2) pela combustão de determinadas substâncias orgânicas como carvão, madeira, etc.;
3) pelos produtos de resíduos da indústria.
Neste sentido, se considerarmos o dióxido de enxofre emitido pelo ar por certas indústrias, esta substância acaba combinando o ar com a água da evaporação gerando o ácido sulfúrico (este fenômeno é conhecido como chuva ácida e o seu efeito poluente afeta aos rios e a vida vegetal).
Além dos processos industriais, as cidades são também uma fonte de contaminação do meio ambiente. Nelas existe a contaminação da atmosfera através da poluição e um volume de lixo que deve ser submetido a processos de reciclagem para minimizar seu impacto negativo sobre o meio ambiente.
Imagem: Fotolia. grgroup
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Contaminação Ambiental. Em https://conceitos.com/contaminacao-ambiental/. São Paulo, Brasil.