Conceito » História » Constructo Social

Constructo Social - Conceito, o que é, Significado

O pensamento tem uma dupla dimensão, uma vez que é individual, mas ao mesmo tempo coletivo. De maneira consciente ou inconsciente, toda sociedade organizada cria estruturas de linguagem e ideias como se fossem artefatos. Quando isso acontece, fala-se de um constructo social ou construção social.

Uma análise da moda a partir do conceito constructo social

Em relação ao modo de como nos vestimos, nossas roupas não são resultado de uma decisão totalmente autônoma, pois depende de um constructo social, a moda de cada momento histórico.

Se uma pessoa se vestisse com roupas da Idade Média, poderíamos pensar que se trata de uma fantasia ou de alguém que participa de um filme ambientado neste período histórico. Esta associação de ideias tem uma explicação: esta forma de vestir só tem sentido em determinada cultura, pois fora dela adquire um significado muito diferente.

Os esquemas mentais estão sujeitos a um processo de mudança permanente

Esta ideia geral se encontra especificada nos diversos looks ao longo do tempo. Na década de 50 havia certas preocupações sociais e circunstâncias que acabaram criando arquétipos humanos, por exemplo, os mods e os rockers.

Na década seguinte, um setor da sociedade construiu um novo tipo de vestuário e um estilo hippie. Nos anos 70 surgiu o estilo punk e nos anos 80 o cyberpunk.

Estas mudanças de imagem vão além das aparências estéticas, uma vez que cada tribo urbana tem suas próprias ideias e valores, ou seja, são constructos criados por um setor da sociedade com o qual é possível expressar preocupações, interesses e sentimentos.

Uma corrente de pensamento

O construtivismo social é uma teoria do campo da sociologia e um quadro teórico da epistemologia. A partir desta perspectiva, analisa-se um conhecimento ou uma esfera da realidade levando em conta sua origem e seu desenvolvimento no contexto social. Isto significa que a ação humana constrói qualquer área ou dimensão cultural: uma corrente de moda, um modelo educativo, uma teoria científica ou uma festa popular.

De maneira simplificada, poderíamos dizer que tudo ocorre em um cenário sociocultural. Do ponto de vista filosófico, o construtivismo social procura responder uma pergunta em geral: como conhecemos aquilo que existe?

De acordo com o constructo social, a realidade do mundo e o pensamento individual não estão determinados por categorias imutáveis de tipo divino ou natural, uma vez que a ação humana em sua complexidade é a que orienta os diversos constructos.

Imagens Fotolia: Kugelwolf, Wang Hsiu-Hua

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: