Conceito » Filosofia » Constructo

Constructo - Conceito, o que é, Significado

Nossa mente utiliza o pensamento abstrato para elaborar ideias. Assim, através da abstração fabricamos conceitos que não se correspondem diretamente com a realidade observada. Desta maneira, idealizamos princípios geométricos, códigos de linguagem ou teorias científicas que explicam algum aspecto do nosso entorno. Todos estes elementos são constructos, pois foram construídos em nossa mente através da atividade cerebral.

Na filosofia

A filosofia está baseada no uso da razão, por isso é imprescindível recorrer a conceitos que fazem referência a uma realidade. Vamos pensar no conceito moral da justiça. É algo que não existe em qualquer lugar, mas que criamos a partir de uma análise racional. Assim, o conceito justiça é uma construção global, da qual é possível pensar em todo tipo de situação que faz sentido falar sobre justiça ou injustiça.

Portanto, o construto é o que permite relacionar conceitos com a realidade. Assim, as hipóteses, as leis, as teorias e os modelos explicativos são todos constructos mentais.

Os constructos pessoais de Kelly ilustrados por um simples exemplo

Na psicologia, os constructos pessoais são estudados, uma visão teórica desenvolvida pelo americano George Kelly na década de 1950. De acordo com este conceito nossa mente antecipa o que vai acontecer. Em outras palavras, temos uma ideia prévia do que pode acontecer e com esta ideia elaboramos determinada estratégia.

Cada indivíduo tem sua própria maneira de construir a realidade. Por outro lado, os constructos criados se encontram interligados. De acordo com o pensamento de Kelly, nossos constructos permitem antecipar os fatos, criar uma distinção entre o positivo e o negativo e condicionar nossas escolhas pessoais.

Os constructos pessoais não são algo observável à primeira vista, porém não deixam de ser uma abordagem vital que permite abordar os diferentes aspectos da vida. Em outras palavras, nossos constructos pessoais se referem ao tipo de predisposição que temos.

Vamos pensar em uma atividade como a trilha

De acordo com a teoria dos constructos pessoais de Kelly, para realizar esta atividade um indivíduo precisa de um conjunto de ferramentas (por exemplo, um mapa e um GPS). Por outro lado, o caminho a seguir deve ser planejado com antecedência. Neste sentido, o praticante da trilha dá sentido ao que encontra no caminho através da construção mental desenvolvida anteriormente. Este exemplo é aplicável à própria vida, uma vez que agimos de um modo ou outro com base em um conjunto de construções mentais que se encaixam melhor ou pior às circunstâncias reais.

Imagem: Fotolia. Alfmaler

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: