Conceito » Política » Congresso

Congresso - Conceito, o que é, Significado

O termo congresso possui dois usos amplamente difundidos, mas diferentes entre si. Compreende um espaço de debate e uma exposição de questões de interesse entre os participantes, paralelamente envolve um dos pilares da política, sendo o lugar que se discutem as leis e os problemas sociais do país.

Abordagens de ideias e pensamentos, enriquecendo a educação e os avanços científicos

Por um lado, a reunião ou conferência que os membros de um corpo realizam periodicamente para discutir vários temas relacionados ao trabalho que desempenham é chamado de congresso. Por exemplo, este tipo de reunião costuma ser muito comum no campo da medicina e de suas diversas especialidades utilizadas pela maioria dos profissionais médicos de determinada atividade para compartilhar conhecimentos, experiências e realizar consultas sobre os principais problemas que se apresentam no desenvolvimento de sua tarefa.

Discussão de leis e problemas que agoniam a sociedade

Por outro lado, o conceito congresso tem um papel importante e seu significado se encontra dentro de um contexto político, da qual em muitas partes do mundo se refere ao local ou o lugar físico que reúne o corpo ou a assembleia que tem como responsabilidade o exercício do poder legislativo de um estado dentro de um sistema de governo republicano.

Países como Brasil, Peru, Paraguai, Estados Unidos e Argentina possuem um Congresso Nacional, na qual a maioria decide as normas que regem a vida cívica nacional, bem como as iniciativas e projetos a serem discutidos para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

Por exemplo, na Argentina, o Congresso Nacional Argentino é o órgão responsável por exercer o poder legislativo do país

É composto por duas câmaras das quais possuem atribuições próprias e particulares: a Câmara dos Senadores e a Câmara dos Deputados, das quais realizam sessões entre 01 de março e 30 de novembro de cada ano, embora neste caso, o presidente, uma vez que é um sistema de tipo presidencialista, pode convocar sessões extraordinárias em caso de algum tema ou problema que houver.

Imagem: Fotolia. kasto

Relacionados:

  1. Bicameralismo: Câmara Baixa e Câmara Alta
  2. Discutir
  3. Assessoria
  4. Palestra
  5. ISID
  6. Educação Ambiental
  7. Medicina Esportiva
  8. Política
  9. ONG
  10. Pilar