Bolchevique - Conceito, o que é, Significado

O termo bolchevique é utilizado como sinônimo de comunista. Trata-se de uma palavra originariamente russa que significa membro da maioria e que se aplica a um setor dos comunistas russos contrários ao czarismo.

Para entender o sentido mais adequado deste conceito é conveniente entrarmos nas circunstâncias históricas que deram lugar ao grupo de bolchevistas.

O bolchevismo

O regime dos czares que governava a Rússia desde o século XVI era uma monarquia absoluta. No final do século XIX vários setores da sociedade russa começaram a mostrar descontentamento contra o czarismo, especialmente os grupos comunistas que se inspiraram nas ideias de Karl Marx.

No início do século XX, o partido comunista chamado Partido Obreiro Social Democrata Russo defendia a ideia de uma revolução social para acabar com o czarismo. Neste partido havia várias tendências e grupos, entre os quais se destacaram dois: os mencheviques (membros da minoria) e os bolcheviques (membros da maioria). Estes últimos eram liderados por Lenin e defendiam a tese de uma revolução social comunista sem burgueses, como defendia a corrente dos mencheviques.

Quando estourou a 2ª Guerra Mundial, os bolcheviques se declararam partidários da paz, pois consideravam que a guerra beneficiava o sistema imperialista das nações envolvidas

Em 1917, o regime czarista foi derrotado em plena Revolução Russa. Inicialmente foi formado um governo provisório entre vários setores opostos ao czarismo, assim como os bolchevistas foram perseguidos. Seu líder fugiu para a Finlândia, mas em outubro desse mesmo ano os bolchevistas deram um golpe de estado e tomaram o poder, impondo um novo sistema comunista, em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecida como URSS.

Como os líderes bolchevistas foram os fundadores da União Soviética, o regime comunista que esteve vigente até 1991 estava associado ao bolchevismo, por este motivo, os termos comunista e bolchevique eram equivalentes.

Durante quase 70 anos de existência da União Soviética, o país esteve regido pelas ordens dos bolchevistas: em defesa da ditadura do proletariado, a estatização, o ateísmo, a supressão das classes sociais, o partido único e a coletivização dos meios de produção.

Imagem: iStock. fordeno

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: