Conceito » Política » Discutir

Discutir - Conceito, o que é, Significado

DiscutirDiscutir é a ação de confrontar ideias. As pessoas que interagem num confronto trocam opiniões ou crenças sobre algum tema em particular.

Com base nesta definição, pode-se dizer que discutir significa simplesmente que duas ou mais pessoas expressam sua discordância sobre um assunto pessoal, um conceito ou a avaliação de algum aspecto da realidade. Entretanto, na prática, o fato de discutir costuma vir acompanhado de um enfrentamento com certa intensidade. Na verdade, a linguagem cotidiana fala de uma discussão acalorada na qual os protagonistas adotam uma postura impulsiva e violenta.

Podemos destacar dois contextos diferenciados em relação ao conceito discutir

Em primeiro lugar, há um choque de ideias que ocorrem por causas respeitosas e sem nenhum conflito. Quando os participantes de uma discussão são pessoas educadas é mantido o respeito e existe uma tolerância, assim, não há o porquê de haver um conflito ou enfrentamento. Em contrapartida, se a atitude é desrespeitosa ou provocativa, provavelmente a discussão acaba em ofensa ou até mesmo em violência.

Quando os filósofos gregos se reuniam para debater algum problema moral ou existencial, a intenção era buscar a verdade de maneira compartilhada. As posições de uns e de outros eram opostas, mas o resultado dessa discussão era enriquecedor para todos. Este espírito conciliador não era o mais comum. De fato, normalmente não havia um entendimento nas discussões por parte dos defensores de uma posição ou outra. Deve-se ressaltar que os sinônimos da palavra discussão também agregam certo grau de enfrentamento como controvérsia, debate, polêmica, entre outros.

Entre os mais variados exemplos, vale a pena lembrar o que era a disputa medieval

No sistema de ensino da Idade Média havia duas categorias. Uma era a lição clássica (a lectio) na qual um professor ensinava para um grupo de alunos. A outra categoria era a “dispatio”, na qual era escolhido um tema polêmico e a partir dele se defendiam os argumentos a favor ou contra. Logicamente, a “disputatio” estabelecia uma forma de discutir ideias, embora esta técnica fosse dirigida para o exercício intelectual e para melhorar a oratória dos alunos.

Em relação à etimologia, discutir provém do latim “discutere” que originalmente significa bater em algo com a finalidade de quebrar. Esta ideia foi evoluindo e com isso foi aplicada uma oposição verbal entre os indivíduos relacionada a algum assunto.

Imagem: iStock. id-work

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: