O termo congresso possui dois usos amplamente difundidos, mas diferentes entre si. Compreende um espaço de debate e uma exposição de questões de interesse entre os participantes, paralelamente envolve um dos pilares da política, sendo o lugar que se discutem as leis e os problemas sociais do país.
Por um lado, a reunião ou conferência que os membros de um corpo realizam periodicamente para discutir vários temas relacionados ao trabalho que desempenham é chamado de congresso. Por exemplo, este tipo de reunião costuma ser muito comum no campo da medicina e de suas diversas especialidades utilizadas pela maioria dos profissionais médicos de determinada atividade para compartilhar conhecimentos, experiências e realizar consultas sobre os principais problemas que se apresentam no desenvolvimento de sua tarefa.
Por outro lado, o conceito congresso tem um papel importante e seu significado se encontra dentro de um contexto político, da qual em muitas partes do mundo se refere ao local ou o lugar físico que reúne o corpo ou a assembleia que tem como responsabilidade o exercício do poder legislativo de um estado dentro de um sistema de governo republicano.
Países como Brasil, Peru, Paraguai, Estados Unidos e Argentina possuem um Congresso Nacional, na qual a maioria decide as normas que regem a vida cívica nacional, bem como as iniciativas e projetos a serem discutidos para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
É composto por duas câmaras das quais possuem atribuições próprias e particulares: a Câmara dos Senadores e a Câmara dos Deputados, das quais realizam sessões entre 01 de março e 30 de novembro de cada ano, embora neste caso, o presidente, uma vez que é um sistema de tipo presidencialista, pode convocar sessões extraordinárias em caso de algum tema ou problema que houver.
Imagem: Fotolia. kasto
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Congresso. Em https://conceitos.com/congresso/. São Paulo, Brasil.