Confluência - Conceito, o que é, Significado

Publicidade

Dois elementos ou mais coincidem quando se juntam para formar algo em comum. Assim acorre uma confluência ao unir realidades distintas. Pode ser empregada para referir a elementos naturais (por exemplo, a confluência das águas de procedências distintas em um só leito) ou então para aludir à fusão de outras ideias em um projeto compartilhado.

Publicidade

A confluência dos rios

Quando os leitos de dois ou mais rios se juntam ocorre a chamada confluência. Em geral, existem dois tipos de confluências fluviais: o afluente e a desembocadura. No primeiro caso, um rio secundário ou afluente desemboca em um rio principal e o local exato onde ocorre a união entre ambos é conhecido como confluência. A desembocadura é a parte final de um rio, onde suas águas são descarregadas no mar ou em outro rio de maior tamanho. Em suma, a confluência dos rios envolve o encontro de diferentes leitos fluviais.

Publicidade

Deve-se destacar, por outro lado, que o fenômeno da confluência de dois rios depende da velocidade e da temperatura da água de cada um dos leitos, por isso algumas confluências se tornam curiosas fusões (por exemplo, o rio Negro se encontra como o rio Solimões e sua união é conhecida como "O Encontro das Águas").

A fusão das ideias e das correntes criadoras

As diversas correntes de pensamento ou as manifestações artísticas estão sujeitos a um processo de mudança permanente. Assim, duas posições diferentes podem se unir em um novo projeto.

São vários os exemplos históricos dos quais ocorre um processo de confluência

Se pensarmos no Cristianismo da América Latina, trata-se de um fenômeno religioso que conflui duas grandes tradições: o catolicismo europeu e a cultura pré-colombiana. Da mesma forma, no movimento literário do Realismo mágico também confluem dois traços: o a vida cotidiana real e uma dimensão diferente, o mundo mágico.

No campo da política e dos movimentos sociais muitas associações são formadas através de diferentes correntes ou grupos que se juntam para criar um projeto mais amplo. Desta maneira, em uma mesma plataforma política de esquerda podem confluir grupos feministas, ecológicos, sindicatos, etc.

Em qualquer de suas manifestações concretas, o conceito confluência está associado à ideia de união. Naturalmente, várias correntes de pensamento podem se unir desde que tenham elementos em comum.

Entretanto, em certas ocasiões duas correntes totalmente diferentes podem chegar a se unir, como aconteceu com a socialdemocracia, uma ideologia que combina duas tradições: o socialismo e a tradição democrática liberal.

Imagem: Fotolia. Henryk Sadura

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: