O cinema é um dos meios de entretenimento preferido para os amantes da sétima arte, uma vez que o filme é uma forma de viajar pela magia das grandes telas através da trama desenvolvida pelos protagonistas da história.
Existe um gênero comercial que ano após ano continua tendo posição de destaque nas bilheterias: a comédia romântica.
Comédias que seguem um esquema bem previsível: um rapaz e uma garota se conhecem e se apaixonam à primeira vista, em algum momento da trama eles passam por algum obstáculo e são obrigados a superar este problema para estar juntos e assim finalmente ter um final feliz.
O cinema romântico, classificado em certas ocasiões como cinema comercial, tem uma magia surpreendente como mostra o caso da comédia romântica “Uma linda mulher”, esta que celebrou no mês de março o vigésimo quinto aniversário de sua estreia no cinema protagonizada simplesmente por Richard Gere e Julia Roberts. Um filme que resistiu o efeito do passar do tempo.
A comédia romântica mostra uma linda história de amor que é levada ao cinema. Do ponto de vista psicológico, é muito importante ter a capacidade de observar esses filmes a uma distância emocional para não torná-los protótipos de uma verdade real, uma vez que na vida real não existem príncipes azuis nem princesas de contos.
Na vida real também não há finais felizes definitivos, uma vez que uma história de amor é reinventada constantemente. Entretanto, uma comédia romântica termina curiosamente no momento em que os protagonistas decidem estar juntos como no caso dos filmes: Noiva em fuga, O amor acontece, Um lugar chamado Notting Hill e O casamento dos meus sonhos.
O público feminino é aquele que mais desfruta deste tipo de história, mas também costuma ser apreciado pelos homens. Na verdade, é um plano perfeito para uma situação romântica. Um tipo de filme que conta histórias agradáveis e que deixa um doce sabor no espectador ao mostrar um universo ideal onde o destino parece estar de mãos dadas com o protagonista desta história de amor.
Foto: iStock, Wavebreakmedia
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Comédia Romântica. Em https://conceitos.com/comedia-romantica/. São Paulo, Brasil.