Conceito » Cultura » Stand Up

Stand Up - Conceito, o que é, Significado

O termo inglês Stand Up é empregado para referir-se a certo tipo de espetáculo humorístico. Sua denominação completa é Stand Up Comedy e, como seu próprio nome diz, trata-se de uma comédia na qual o protagonista atua em pé. A locução stand up pode ser traduzida em português como levante-se.

Características gerais do gênero

O comediante fica completamente sozinho no palco, com um microfone e sem qualquer elemento decorativo que o acompanhe. Neste sentido, o protagonista, normalmente, usa uma roupa comum e se apresenta diante do público não como um personagem, mas sim como ele mesmo.

Os temas abordados são tratados com um tom humorístico e são habituais os conteúdos relacionados à realidade política, aos costumes absurdos da vida cotidiana, às obsessões das pessoas e aos relacionamentos entre homens e mulheres. Como regra geral, o comediante conta determinada história na qual ele é o protagonista. Neste sentido, o espectador ouve uma história engraçada que é aparentemente real.

Os escritores que se dedicam ao Stand Up utilizam vários recursos para conectar-se com o público:

Falam sobre temas e personagens da atualidade, contam histórias com certa dose de exagero e um ingrediente tragicômico. Naturalmente, é essencial que o comediante transmita a verdade em sua interpretação. Pode-se dizer que o sucesso de um bom monólogo cômico é aquele que se parece real.

O Stand Up tem um formato simples que se adapta perfeitamente à televisão, ao rádio, ao teatro ou aos locais que contam com apresentações noturnas.

O gênero do Stand Up está baseado na necessidade de divertir-se, de rir dos outros e de nós mesmos, enfim, é uma abordagem humorística que observa a realidade que foge da dimensão trágica ou da dramática da vida.

Outras denominações

O Stand Up Comedy vem de outro gênero teatral, o vaudeville inglês do século XIX. Neste espetáculo o ator conta algumas histórias curtas e piadas para manter os espectadores entretidos.

Na língua espanhola, o termo Standy Up Comedy pode ser traduzido de diversas formas, como um monólogo cômico, humor de pé ou comédia ao vivo. Em inglês aquele que se dedica a este gênero é conhecido como comedian, já em espanhol como monologuista o cuentachistes e especialmente no México como standupero (considerado um monologuista sem muito talento).

Imagem: Fotolia. Vector1st

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: