Conceito » Cultura » Fanfic

Fanfic - Conceito, o que é, Significado

A palavra é uma abreviatura inglesa do termo fan fiction, um conceito que se refere à criação de qualquer tipo de obra a partir de uma história já existente. Este tipo de ficção é feitos por fãs que recriam histórias de outros autores.

A Fanfic pode ser aplicada em um romance, uma série de televisão, uma história em quadrinhos, enfim, a qualquer história já publicada.

Do ponto de vista histórico, este fenômeno surgiu na década de 1930, quando alguns fãs de quadrinhos criaram suas próprias histórias inspiradas em seus personagens favoritos.

Um exemplo hipotético

Um fã dos “Quatro Fantásticos” decide fazer uma nova história em quadrinhos inspirado nos personagens protagonistas desta série de ficção. Em sua nova criação pode desenvolver qualquer tipo de trama ou aventura. Obviamente, as novas aventuras dos Quatro Fantásticos são dirigidas a outros fãs.

Algumas versões da Fanfic

O Fanart é um desenho ou obra de arte visual baseada em personagens criados por outros artistas.

O Fandom é a abreviatura de Fan Kingdom e se refere ao universo de alguns fãs em relação a um fenômeno específico (por exemplo, há fandoms musicais relacionados ao mundo anime ou a qualquer atividade artística).

O Crossover é a união de dois mundos diferentes de ficção (por exemplo, uma história em que Spiderman e Superman aparecem como protagonistas).

A Angst é uma história que conta as emoções de um personagem de ficção já conhecido (por exemplo, uma história sentimental sobre a angústia de Harry Potter).

O Waff (abreviação de Warm and Fuzzy Feeling) é uma história romântica com um final feliz.

O Out of Character é inspirado em um personagem, mas este aparece com uma personalidade totalmente diferente da original.

O Real People é um tipo de história de ficção baseado em algum personagem real.

Da literatura ao mundo fanfic

Muitos personagens da literatura servem de inspiração para desenvolver todo tipo de histórias.

Personagens como Don Quixote, Sherlock Holmes, Ulisses ou o Pequeno Príncipe protagonizaram aventuras muito diferentes da imaginação dos autores originais. O fenômeno é herdado desta tradição literária, mas adaptado a super-heróis, séries de televisão e outros fenômenos contemporâneos.

Imagem: Fotolia. Ruslan Solntsev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: