Conceito » Religião » Xintoísmo

Xintoísmo - Conceito, o que é, Significado

No Japão a religião mais enraizada entre a população é o xintoísmo. Em japonês, a palavra Xintoísmo significa "caminho dos deuses". Trata-se de uma religião politeísta na qual os kamis ou espíritos sagrados eram idolatrados. Um kami pode assumir a forma de um rio, de um animal, de uma planta ou de qualquer ser vivo. Neste sentido, todos os fenômenos da natureza têm um kami e considera-se que os seres humanos são transformados em algum kami após a morte.

É uma religião que não tem um criador nem textos sagrados, as crenças xintoístas são totalmente compatíveis com outras práticas religiosas. Na verdade, muitos japoneses são budistas e ao mesmo tempo xintoístas. Neste sentido, a deusa Amaterasu do xintoísmo é considerada um Buda cósmico.

Há dois princípios fundamentais nesta religião: a harmonia com a natureza e o respeito por todas as formas de vida. O propósito da existência humana é afastar-se dos kamis negativos, considerados espíritos malignos.

O valor da natureza nos templos

O espaço religioso é formado tanto pelos edifícios como pela natureza que há ao seu redor, por isso os santuários estão localizados em florestas ou montanhas. O objetivo disso é criar uma atmosfera espiritual e sagrada. A dimensão natural é tão importante que até mesmo as árvores são consideradas sagradas e quando morrem são reverenciadas.

Antes de entrar em um templo ou shrine, os fiéis precisam lavar as mãos para participar de um ritual. Na entrada dos templos existem umas ripas de madeira para fazer pedidos e também há espaços dedicados às oferendas.

A influência na cultura japonesa

Da mesma forma que o cristianismo tem permeado a cultura ocidental e a mentalidade ocidental, o xintoísmo é muito presente na vida cotidiana dos japoneses. O seu legado pode ser visto na atitude respeitosa e obediente do povo japonês.

Assim mesmo, algumas celebrações nacionais são inspiradas no xintoísmo (o Hatsumode ou ano novo, alguns protocolos de estado, o nacionalismo japonês ou a crença generalizada de que a família imperial descende dos antigos deuses ou kamis). Por outro lado, o teatro japonês, a caligrafia, o traje feminino e os rituais de casamento são elementos culturais associados ao xintoísmo.

Imagem: Fotolia. leungchopan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: