Zen - Conceito, o que é, Significado

O budismo como religião apresenta vários ramos e um deles é o budismo zen. O budismo zen é considerado como o budismo originário, pois se inspira nos ensinamentos diretos do Buda. Na verdade, quando Buda se retirou para meditar em baixo de uma figueira durante quarenta nove dias, sua postura física adotada foi em forma de zen, ou seja, sentado e com as pernas cruzadas. Neste sentido, a palavra zen significa literalmente sentar-se para meditar.

A meditação zen

Quando pensamos na ideia de meditar nos vem na mente o seguinte esquema: um sujeito meditando sobre algo, um objeto. No caso da meditação zen, trata-se de outra questão: o sujeito pensante e o objeto pensado se tornam uma unidade. Isto significa que não há uma dicotomia entre sujeito e objeto, por outro lado, não existe aquela distinção clássica entre o bom e o mau, nem mesmo nenhuma forma de dualidade, já que a meditação zen busca a transcendência ou a superação da dualidade.

A meditação zen se baseia no controle mental, na posição do corpo e na respiração pausada. Como consequência disso, baixa o ritmo cardíaco e a atividade cerebral diminui, levando a um estado de paz interior.

A finalidade da meditação zen

A meditação zen não busca a solução concreta de um problema, mas deve ser entendida como uma forma de vida. O ser humano realiza quatro atividades básicas: comer, dormir, trabalhar e divertir-se. Quando incorporamos a meditação zen na vida diária, ficamos conscientes de cada uma de nossas ações, em outras palavras, trata-se de sermos conscientes de nossa própria existência com o fim de viver com plenitude.

A meditação zen pode ser praticada individualmente ou em grupo, mas o que se quer na verdade é a busca de si mesmo, ou seja, do autoconhecimento

Segundo os ensinamentos do budismo zen, a quietude física nos leva a um estado de bem-estar espiritual e a partir daí é possível tomar decisões adequadas sobre nossa própria vida.

O budismo zen parte de um princípio geral: nossa vida está em nossas mãos e de nós depende o que vamos fazer com ela. Esta ideia ou princípio não se alcança de maneira misteriosa. É necessário um processo de preparação mental ou então este processo pode ser treinado através da prática do zen.

Enfim, a meditação zen é a busca do equilíbrio entre o corpo e a mente. Esta proposta é eminentemente individualista, mas segundo o budismo zen a mudança da sociedade deve começar por ela mesma.

Imagem: Fotolia. sianstock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: