O adjetivo bélico vem do latim bellicus e do substantivo bellum que significa guerra. Assim, um conflito bélico é o mesmo que uma guerra. Da palavra bélico derivam outros termos, tais como belicoso, beligerante, belicista.
A ideia de “conflito bélico” é utilizada como um eufemismo, ou seja, como uma expressão mais amigável de uma ideia. Neste caso conflito bélico é uma terminologia menos precisa da palavra guerra.
As ações bélicas são aquelas que têm relação com a área militar, como a estratégia em uma batalha, os movimentos de tropas ou qualquer outra circunstância da tática de um exército.
Com o sufixo oso se forma um novo termo, belicoso, que se refere a uma pessoa ou atitude combativa.
No mundo da ficção cinematográfica existe um gênero específico, o cinema bélico. Neste sentido, os filmes bélicos abordam situações peculiares vividas numa guerra. Algo muito parecido ocorre com os videogames, os quadrinhos e as novelas de guerra.
As guerras marcaram o rumo da história da humanidade. Em todas as guerras há destruição, violência e sofrimento, mas nem todas são iguais. Quando há um enfrentamento entre os habitantes de uma nação estamos diante de uma guerra civil. Se o motivo de combate é de ordem religiosa, estamos diante de uma guerra santa. Já se o conflito tem um alcance global, trata-se de uma guerra mundial.
Quando falamos de bélico não quer dizer que necessariamente há uma guerra ou um conflito armado. De fato, são várias as circunstâncias em que o bélico está presente, mesmo sem haver um enfrentamento militar. Assim, em algumas situações de alta tensão política, o que se vive é um estado de pré-guerra ou ameaça, como aconteceu na Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a 2ª Guerra Mundial.
Por outro lado, certos confrontos esportivos também tem um significado bélico, pois duas equipes se enfrentam em um clima comparado ao de dois exércitos rivais. E finalmente, deve-se destacar que, em certas ocasiões, a rivalidade entre dois grupos pode acontecer por causas ilegais e quando isso ocorre estamos diante de uma guerra suja.
Imagem: Fotolia – sementinov
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2016). Conceito de Bélico. Em https://conceitos.com/belico/. São Paulo, Brasil.