Balança - Conceito, o que é, Significado

A balança é um instrumento elaborado para medir o peso dos objetos. A medição é realizada a partir de dois braços que são equilibrados com a falta de objetos. A imagem tradicional remete a dois pratos que são colocados os objetos a serem pesados de um lado e um contrapeso do outro. A diferença de peso faz com que um dos extremos fique em um ponto mais alto, indicando uma marca com o peso do objeto a ser medido. No entanto, atualmente existem balanças muito mais sofisticadas que permitem uma medição de extrema precisão.

O uso de uma balança é necessário especialmente para a comercialização de produtos como frutas, verduras, carnes, etc. Isto acontece porque atribui os preços a esses produtos através do peso. No caso do uso doméstico, a balança é usada principalmente para fazer comidas que exigem produtos em diferentes proporções; é o caso típico de uma receita que indica os ingredientes com suas correspondentes medidas. Também pode ser utilizada em laboratórios para medir reagentes utilizados em análises químicas; nestes casos não é suficiente uma balança doméstica, pois necessita de variantes com grande precisão, onde o erro é tão pequeno que se considera insignificante: são as denominadas balanças analíticas ou digitais.

Como pode ser visto, há grande variedade de balanças, dependendo dos objetivos. Cada um tem um nível de precisão de acordo com os elementos que estão sendo medidos. Ao longo de tempo, algumas balanças saíram de uso e foram substituídas por outras. Como exemplo, podemos citar a balança romana, que foi uma das primeiras balanças a surgir. Neste caso, ela apresentava braços desiguais, sendo o braço maior utilizado para indicar o contrapeso, enquanto que o menor mostrava o objeto a ser medido. Assim, diferentes marcas indicavam o peso correto.

A invenção da balança foi muito importante na antiguidade e mostra a relevância do comércio na sociedade, de modo que este dispositivo serve para o estabelecimento de unidades para facilitar as transações; nas sociedades primitivas era uma figura representativa do comércio. Com o passar do tempo, sua precisão foi melhorando para atender as novas necessidades e assim se espera que esta tendência continue no futuro.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: