Apelido - Conceito, o que é, Significado

O apelido é uma palavra pela qual os amigos chamam a um integrante de sua turma, referindo-se a ele de um modo diferente do seu próprio nome. Na maioria das vezes, os apelidos surgem das características físicas de cada indivíduo. Por exemplo, uma pessoa que usa óculos pode ter um apelido relacionado ao seu estado. O personagem Manolito Gafotas é um claro exemplo.

"Manolito Gafotas" é um personagem literário presente nos romances de Elvira Lindo. Manolito é um menino que usa óculos cujo nome é Manuel Garcia Moreno. Neste caso, seu apelido se refere aos óculos de lentes grossas que usa desde criança. Vale lembrar que óculos significa gafas em espanhol e daí o nome.

Deve ser salientado que, em alguns casos, o apelido pode ser depreciativo

Um dos grandes problemas da realidade escolar é o assédio sofrido por algumas crianças que são vítimas de insultos. Um apelido pode ser depreciativo não só pelo nome que é chamado, mas também pelo tom usado ao ser pronunciado. Neste tipo de situação, quando uma pessoa escuta seu apelido, a mesma não se sente bem, é ridicularizada e humilhada.

Para uma pessoa, seu nome é sintoma de autoestima. Em alguns casos, os apelidos também surgem de jogos de palavras associados ao nome da pessoa. Os nomes pouco frequentes ou com rimas fáceis são especialmente vulneráveis ao ridículo e às segundas intenções. Da mesma forma, quando a combinação de nome e sobrenome resulta engraçada, também pode dar origem a um apelido.

Apelidos na música

No ambiente acadêmico é comum os estudantes colocarem apelidos em seus professores. No entanto, este tipo de apelido geralmente tem um tom de humor.

Os apelidos também podem ser positivos

Já no contexto musical, podemos ver o caso da cantora espanhola Rocio Jurado que foi e é conhecida pelo apelido de "A maior" ou também o caso de Bruce Springsteen conhecido popularmente como “O chefe”. Neste tipo de caso, o apelido adquire uma transcendência tão grande que o público identifica imediatamente essa pessoa, maior do que seu próprio nome.

Portanto, como vimos neste artigo, dependendo da intenção e do tipo de apelido, o mesmo pode dar ou retirar a autoestima.

Imagem: Fotolia. tunat

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: