Conceito » História » Batalha de Poitiers

Batalha de Poitiers - Conceito, o que é, Significado

Após a morte do profeta Maomé no ano 632 d. C, os líderes do Islã iniciaram um período de expansão no norte da África e sudoeste da Ásia. Além disso, no início do século XVIII, grande parte da península ibérica foi ocupada por tropas muçulmanas e na atual Espanha se estabeleceu a Al-Andalus.

Poucos anos depois chegaram ao território dos francos na atual França. A poucos quilômetros da cidade de Poitiers teve inicio a batalha decisiva.

O acontecimento que deteve a invasão muçulmana na Europa

O território dos francos na atual França era governado pela dinastia merovíngia. Os muçulmanos da Península Ibérica penetraram por muitas vezes na atual França e obtiveram importantes conquistas em suas incursões e no ano 725 tomaram algumas regiões do sul da França.

Na cidade de Narbona foi nomeado um governador muçulmano. Com estas conquistas, os seguidores do Islã pretendiam continuar sua expansão por todo o continente europeu.

No ano 732 as tropas muçulmanas lideradas por Gafiki tomaram a cidade de Bordéus

Os francos não interviram inicialmente já que os territórios ocupados faziam parte do reino da Aquitânia.

No entanto, o franco Carlos Martel organizou um poderoso exército para frear o avanço muçulmano em seu território. As tropas dos francos se situaram em Poitiers por seu valor estratégico.

O confronto militar ocorreu em outubro de 732 às margens do rio Loire. Durante vários dias ambos os exércitos se vigiaram mutuamente e finalmente a cavalaria muçulmana lançou um primeiro ataque, mas os francos conseguiram resistir.

O exército muçulmano encontrou uma situação imprevista, pois na sua retaguarda estavam sendo atacados por aquitanos. Esta circunstância provocou uma grande confusão entre os muçulmanos e, aproveitando-se disso, Carlos Martel deu a ordem para atacar o acampamento inimigo.

Quando chegaram, descobriram que os invasores haviam abandonado seus postos e seguiram em direção à Península Ibérica.

Uma batalha decisiva na história da Europa

Na batalha de Poitiers houve inúmeras baixas entre os muçulmanos e muito poucas entre os francos. A vitória de Carlos fez com que ele ficasse conhecido por seu apelido, o Martelo, derivado do seu sobrenome Martel.

Os muçulmanos mantiveram inicialmente seus domínios no sul da França, mas quando o filho de Carlos Martel (Pipino) herdou a coroa dos francos, conseguiu expulsar todos os invasores do território francês.

A ocupação do Islã na Península Ibérica se manteve durante os próximos oito séculos, até que em 1492 perderam o território do Reino de Granada e foram definitivamente expulsos.

Imagem Fotolia: Erica Guilane-Nachez

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: