Conceito » Tecnologia » Hacker

Hacker - Conceito, o que é, Significado

Existem aqueles que sabem, mas também aqueles que sabem muito sobre determinado assunto. Na tecnologia, quem sabe muito pode ser chamado de professor dos professores, o famoso hacker.

O hacker é um especialista tecnológico cujos conhecimentos em matéria de segurança, sistemas operacionais e/ou programação, superam não só o conhecimento dos meios de qualquer usuário final, mas também de muitos profissionais destes setores.

Em muitos casos, a figura do hacker é reconhecida como a de um especialista em segurança informática. Mesmo isso não sendo necessariamente assim, em geral, é muito comum que os hackers tratem seu principal interesse em questões de segurança, comprovação de sistemas e sua violação, assim como a construção de programas que possam melhorar este aspecto.

Além disso, (especialmente em tempos passados) vários setores tentaram equiparar a figura do hacker com a de um cibercriminoso, um pensamento errado tanto de sua vertente semântica como social.

Para começar, o hacker é uma pessoa cujos conhecimentos (já citados anteriormente) superam a média, independentemente do que será feito depois

Um ladrão também pode ser considerado um especialista em segurança, da mesma forma que um policial ou guarda de segurança, mas ao contrário dos dois últimos que escolheram o "bom caminho", o ladrão optou por “mau caminho” dentro dos seus conhecimentos.

O que diferencia um hacker de um cibercriminoso é a ética adotada dos conhecimentos acumulados.

Na verdade, nos últimos tempos, houve certa controvérsia (ainda tímida) sobre o significado de um hacker, de caráter pejorativo à notável.

Um exemplo disso é que muitos noticiários já se referem àqueles que realizam ações criminosas usando tecnologia como cibercriminosos em vez de hackers.

Outra característica distintiva do caráter de um hacker é sua curiosidade, que o leva à sua autoformação.

E isso é fundamental, uma vez que o verdadeiro hacker ultrapassa os ensinamentos tradicionais, é aquele que abre o caminho e inova, que descobre coisas que outros jamais encontraram, enfim, isso requer reciclagem e autoformação constante.

Os hackers são responsáveis por muitos dos avanços em matéria de tecnologia que podem ser desfrutados atualmente

Este é o caso da mesma Internet, de vários sistemas operacionais (como GNU / Linux), programas e soluções de segurança e diversos softwares.

Embora a origem do termo hacker seja difícil de discernir, a opinião da maioria é que vem daqueles que reparavam os telefones na década de 60 e 70.

Estes aplicavam pequenos golpes no terminal, eram conhecidos como hacks pelos norte-americanos e, portanto, o apelido de hackers.

E como ninguém sem conhecimentos técnicos poderia entender exatamente o que eles faziam, a palavra hacker começou a ganhar força em definitivo para definir aqueles que possuíam conhecimentos técnicos superiores aos demais.

Longe das atividades dos cibercriminosos, os verdadeiros hackers seguem uma ética que busca a democratização da informação.

Atingir os cidadãos e fazer com eles façam uso apropriado destas informações. É por isso que muitos hackers estão associados aos movimentos sociais e políticos nos últimos anos.

Imagem: Fotolia. Elnur

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: