O amor verdadeiro é o sentimento vivido por um casal e sonhado por muitas pessoas. Vale ressaltar que para o amor ser verdadeiro é necessário que exista reciprocidade. Não existe amor se apenas um ama e não é correspondido. Somente é possível criar um projeto compartilhado em comum com a colaboração mútua e pela vontade de ambos. O amor verdadeiro vem do carinho incondicional. Este sentimento tão forte ocorre quando uma pessoa conhece a outra de verdade, não apenas suas virtudes, mas também seus defeitos.
Não existe amor se não há um conhecimento real do outro. Portanto, nenhuma pessoa pode amar de verdade a outra em um primeiro encontro ou no primeiro mês de namoro. A paixão não é amor. Esta é uma etapa do amor que nem sempre deriva desse sentimento de incondicionalidade e de aceitação plena do outro.
Portanto, se você ama de verdade deve respeitar a liberdade alheia. Este aspecto é importante para diferenciar de qualquer apego ou amor tóxico. A atração física se acalma com o passar do tempo da mesma forma que a beleza corporal, pois com os anos, surgem as rugas, no entanto, existe uma forma de amor que pode perdurar e crescer: a admiração.
A admiração que sente pelo modo de ser de sua parceira ou algumas de suas virtudes, por exemplo, sua capacidade de superação, paciência, atitude positiva diante da vida, etc.
O amor verdadeiro não se encontra de modo definitivo, mas se constrói a cada dia, isto é, as pessoas que conseguem desfrutar de uma estabilidade sentimental durante muito tempo buscam a fórmula de romper a rotina para proteger sua história através de novos detalhes e mais caminhos.
A escuta ativa, a humildade, o contato físico, o tempo de lazer compartilhado em comum, a amizade, a fidelidade e a comunicação são ingredientes básicos na receita do amor verdadeiro. O amor que não é só sentimento, mas também razão e inteligência.
Imagens: Fotolia – gpointstudio / anyaberkut
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2016). Conceito de Amor Verdadeiro. Em https://conceitos.com/amor-verdadeiro/. São Paulo, Brasil.