Conceito » História » Ágape

Ágape - Conceito, o que é, Significado

Algumas palavras têm uma longa e curiosa história. Este é o caso da ágape, vocábulo originalmente usado pelos gregos do mundo antigo para se referir ao amor e que com o passar do tempo foi adquirindo outros significados.

O amor para os gregos

Os filósofos gregos entendiam o amor de várias formas. Platão, no século IV a. C refletiu sobre este conceito em um dos seus diálogos mais conhecidos: O Banquete. Ao longo do mesmo, os personagens envolvidos neste banquete contribuíam com suas opiniões sobre o que significa o amor e suas diversas modalidades.

Desta maneira, para Platão, há quatro maneiras de concebê-lo:

1) quando se experimenta um intenso desejo por outra pessoa acompanhado de uma atração sexual, trata-se de um amor erótico e se vive com paixão e prazer carnal;

2) se existe um sentimento de profunda lealdade e afeto por alguém, mas sem qualquer conotação erótica, o amor é conhecido pelo termo storgé;

3) se o sentimento amoroso é voltado para a fraternidade entre as pessoas, experimenta-se a philia;

4) Se o amor é altruísta, incondicional e busca o bem do próximo, este sentimento é chamado de ágape.

Platão nos faz lembrar que o amor é uma força interior que se manifesta em diferentes planos e direções. A ágape pode ser entendida como o amor pela natureza, pela humanidade, pelos valores supremos ou pela verdade. É um sentimento nobre e sincero que vai além do interesse pessoal e, portanto, não tem nada a ver com o amor erótico ou o amor filial.

Entre os primeiros cristãos

Durante os primeiros séculos do cristianismo, os fiéis tinham o costume de reunir-se em uma refeição conjunta conhecida como ágape. Tratava-se de um ato fraternal que servia para fortalecer os laços afetivos e era realizado para comemorar a celebração da Última Ceia de Jesus. Do ponto de vista histórico, a ágape pode ser vista como um precedente da Eucaristia.

Por outro lado, em muitas passagens bíblicas se fala de um amor completamente incondicional que se assemelha ao amor ágape platônico. Deve-se destacar que na tradução grega da Bíblia aparecem três tipos de amores: o erótico, o filial e a ágape.

O significado atual do termo

Hoje em dia, a palavra ágape não tem relação com a ideia de amor ou com algum aspecto religioso. A ágape é simplesmente uma refeição com caráter festivo para celebrar algum evento social.

Imagem: Fotolia. topvectors

Relacionados:

  1. Amor
  2. Amor Próprio
  3. Amor Verdadeiro
  4. Amor Incondicional
  5. Amar
  6. Amor Não Correspondido
  7. Heteroestima
  8. Amor Proibido
  9. Alma Gêmea
  10. Limerência