Amor - Conceito, o que é, Significado

AmorO amor é essencialmente um sentimento intenso. Trata-se de uma emoção que pode ser breve ou duradoura, expressa de diversas formas e em vários tipos de relação.

O amor tem um componente misterioso e inclusive inexplicável. Por este motivo, pensadores, poetas e artistas tentam expressar os diferentes aspectos desse sentimento.

O amor envolve dois elementos ou pessoas que se relacionam. Ao menos um deles tem um sentimento profundo pelo outro. Este ingrediente emotivo pode ser bem variado: um sentimento carnal, platônico, fraterno, passageiro, espiritual e muito mais. Não há um modelo específico. De fato, é possível ter duas sensações opostas e ao mesmo tempo como o amor e o ódio.

Uma visão limitada do amor é o vínculo afetivo entre um homem e uma mulher. Trata-se simplesmente de uma de suas variantes. Na verdade, tem sentido falar de amor sem limites aos humanos. Há pessoas que sentem uma intensa paixão por sua profissão, que têm afinidade espiritual profunda por Deus ou que se sacrificam até o limite pelo próximo. Estas atitudes são também uma manifestação de amor.

Um dos aspectos particulares do amor é seu componente ambivalente. Existe um amor generoso, venerado, compreensivo e bondoso com o ser querido. Pelo contrário, este amor pode ser menos amável como a obsessão, o ciúme e o sentimento de posse da pessoa amada. Há quem considere que estes ingredientes não manifestam um verdadeiro amor. Esta polêmica sobre a autenticidade do sentimento amoroso é exemplo de um grande debate.

O que não se questiona é o elemento qualificativo do amor, pois sua intensidade e profundidade o tornam um sentimento muito diferente dos outros (como a amizade ou a atração).

Como tema universal, o ser humano não deixa de querer saber sobre seu verdadeiro significado e alcance. Ao mesmo tempo, é um ideal da humanidade, um dos valores que quando está presente exalta a condição humana.

A literatura, o cinema e a arte oferecem uma imagem elevada e sublime deste sentimento humano. Para alguns, o amor é aquele que mais o impulsiona a agir, de alguma maneira, é a força que move o mundo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: