Conceito » Psicologia » Amor Não Correspondido

Amor Não Correspondido - Conceito, o que é, Significado

O amor por alguém é geralmente gratificante desde que o sentimento seja mútuo. Quando a paixão por outra pessoa não é recíproca se trata de um amor não correspondido.

Está associado a uma série de fortes emoções, tais como a frustração, a tristeza, a obsessão, a raiva e a impotência. Logicamente, esta combinação peculiar tem um componente emocional destrutivo que pode transformar-se em sofrimento.

O que podemos fazer quando amamos, mas não somos amados?

Enfrentar um amor não correspondido é doloroso e amargo. Embora não haja uma receita infalível para superar este tipo de situação, existem algumas considerações que devem ser úteis. Em primeiro lugar, é conveniente aceitar de maneira racional que a pessoa querida não os quer. Em segundo lugar, devemos analisar porque ficamos magoados com a situação. Por outro lado, é importante não entrar em desespero.

Para que a desilusão emocional não se intensifique é aconselhável distanciar-se fisicamente da pessoa amada e buscar algum tipo de distração. Enfim, diante deste problema é necessário colocar em pratica estratégias que nos ajudem a recuperar o equilíbrio emocional.

Um tema clássico na literatura

Nos romances o tema amor é abordado de muitas maneiras e uma delas é, mais precisamente, através do amor não correspondido. Os personagens que experimentam esta paixão são profundamente marcados. Tanto na vida real como na ficção, o amor não correspondido é uma variante do amor impossível.

O personagem de Don Quixote se apaixona por uma humilde camponesa chamada Aldonza Lorenzo, mas na fantasia delirante do cavaleiro fidalgo é conhecida por outro nome, Dulcinéia de Taboso. O que mais chama a atenção desta história de amor é que Dulcinéia, é na verdade, fruto da imaginação exuberante do protagonista do romance.

No romance “Grandes Esperanças” de Charles Dickens o protagonista é um jovem chamado Pip que se apaixona por uma jovem atraente e arrogante, Estela. Ele é órfão de origem muito humilde e ela filha adotiva de uma senhora muito rica. Para Pip sua amada é uma pessoa inacessível por causa de sua beleza e seu status social.

Na obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, encontramos a antítese do amor não correspondido. Apesar disso, os dois personagens têm um final trágico porque seu amor esta cheio de dificuldades insuperáveis.

Imagem: Fotolia. anetlanda

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: