Conceito » Política » Abuso de Autoridade

Abuso de Autoridade - Conceito, o que é, Significado

O conceito abuso de autoridade, também conhecido como abuso de poder, é um comportamento bastante habitual que ocorre em nossa sociedade. Trata-se de um indivíduo ou autoridade que por causa do poder que têm sobre os outros fazem alarde e uso do mesmo para submetê-los aos seus desígnios e desta maneira utilizá-los para obter benefícios.

No entanto, vale destacar que o abuso de autoridade pode ocorrer em várias áreas como na política, no ambiente de trabalho e até mesmo na intimidade do seu lar. Portanto, esta modalidade exposta acima nos mostra a autoridade daquele que faz prevalecer seu poder para conseguir o que quer através de várias formas de coerção em seus objetivos. Normalmente ameaça ou exerce violência física sobre os outros para conseguir o que realmente deseja.

Com alguns exemplos, vamos observar de maneira mais clara

Um chefe, aproveitando do seu cargo e da autoridade que exerce obriga um funcionário para executar uma tarefa que não lhe pertence, sob a ameaça de despedi-lo se não cumprir de forma eficaz com a devida solicitação.

Por outro lado, uma autoridade política, como no caso de um presidente, usa o poder de seu cargo para prender de maneira ilegal qualquer dirigente opositor a seu governo.

Em outro sentido, o abuso de autoridade é visto normalmente sob o comando da polícia. Infelizmente, há muitos casos de policiais que no desempenho de suas funções excedem o uso da violência. Assim é recorrente escutar que um detento foi espancado pela polícia durante sua detenção ou prisão.

Também há casos de abuso de autoridade por parte desta força de segurança quando se prende uma pessoa sem a devida ordem de um juiz ou então de forma arbitrária sem mediar uma causa concreta.

Estes exemplos são representativos do conceito e sem dúvida dispõem de uma presença constante em nossa sociedade.

Vale destacar que o abuso de autoridade é considerado um crime pela maioria das legislações, por acaso sua comissão dispõe de um castigo.

Imagem: Fotolia. flint01

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: