Liberdade - Conceito, o que é, Significado

libertadeEntende-se por liberdade quando uma pessoa tem a capacidade de tomar uma decisão sem que esta seja imposta por outro, simplesmente porque você quer. Este é o conceito pelo qual muitos homens e mulheres brigaram e, ainda hoje seguem lutando, para conseguir ter voz própria.

A liberdade é um conceito filosófico de grande importância que se destaca em boa parte como um dos principais valores das sociedades ocidentais. Na verdade, este conceito deu um salto da filosofia pura e da reflexão sobre o homem para incorporar-se ao debate sobre a organização civil da mesma economia. Atualmente, está reconhecida e instalada nas principais constituições do mundo, onde se espera que o caminho percorrido neste sentido continue seu curso de maneira inexorável.

A liberdade é a capacidade de adotar seu próprio critério. Esta definição leva em consideração sua própria natureza e não aceita nenhum tipo de critério exterior. O mundo físico está caracterizado por relações de causa e efeito, onde qualquer fenômeno pode ser explicado por outro ou pela concorrência de outros que por sua vez se baseiam em fenômenos alternativos, e que se estendem à cadeia de causa e efeito de modo indefinido. Pelo contrário, a liberdade não encontra seu fundamento ou causa em nenhum aspecto exterior, mas além do que a própria vontade. No entanto, vale ressaltar que esta liberdade tem limites; mesmo assim, quando se diz que um homem está livre, talvez seja melhor dizer que sua vontade é livre, à medida que possam existir circunstâncias que limitem o campo de ação de uma pessoa.

Na economia, a liberdade significa que cada agente econômico pode produzir aquilo que está mais capacitado e da maneira mais conveniente. Esta perspectiva se distingue de uma economia planificada, onde o estado é responsável em gerenciar o que deve ser produzido e como. Esta última tem mostrado seu fracasso especialmente no século XX, quando nações organizadas sob um sistema socialista estiveram impossibilitadas de mantê-la. Uma explicação do motivo da supremacia de uma organização econômica baseada na liberdade pode ser encontrada na obra do economista Friedrich August Von Hayek “Caminho de servidão”.

Em relação à organização política da sociedade, a liberdade representa a possibilidade de cada indivíduo poder votar em seus representantes que considere mais adequados para poder governar. Assim, a liberdade e a democracia estão interligadas fortemente.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: