Com relativa frequência, os seres humanos têm grandes deficiências na questão do diálogo, no entanto, a interação do conhecimento é essencial para tomar decisões e ampliar informações sobre um campo específico. Inclusive no campo da religião.
O diálogo inter-religioso é um claro exemplo. A que se refere este tipo de conversa? Estar disponível à escuta ativa e à colaboração entre pessoas que têm o mesmo credo religioso.
Este intercâmbio pode ser dado de forma privada no contexto íntimo de uma amizade entre duas pessoas com crenças diferentes, mas também pode ser realizada de forma pública entre duas instituições públicas. Este tipo de encontro é muito positivo porque significa ir além dos seus próprios preconceitos e crenças para atender o respeito, os costumes religiosos e as crenças de uma cultura diferente.
Por que é tão importante o diálogo inter-religioso? Porque em alguns casos, pode ajudar os protagonistas desta conversa a perceber que é algo a mais daquilo que nos une do que nos separa. Por exemplo, a ideia de um Deus único está presente nas religiões monoteístas. Da mesma forma, a prática do bem está presente nas mais variadas crenças.
Em certas ocasiões, uma religião olha para outra com certo receio, uma que a busca pela verdade é vivenciada de forma absoluta a partir do interior de uma religião. No entanto, o diálogo inter-religioso permite criar um contexto de debate comum, onde o respeito ao próximo é um valor fundamental.
Existem diversas maneiras de ser uma pessoa religiosa, porém a atitude inter-religiosa é a mais adequada num contexto global, assim como a que se encontra em maior harmonia com a natureza humana, já que o ser humano, como pessoa inteligente que é, tem consciência de si mesmo e pode libertar o filósofo que há em seu interior.
Da mesma maneira que uma pessoa pode ter fé do ponto de vista humano, ela pode ter dúvidas e até mesmo evoluir em determinada direção. Ou seja, existem pessoas que se convertem e adotam uma religião diferente na idade adulta.
Melhor dizendo, este fenômeno é reflexo de uma das perguntas que deu origem à filosofia através de pensadores como Platão, Sócrates e Aristóteles, que refletiram sobre a divindade como origem.
Imagem: Fotolia. artisticco
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Diálogo Inter-religioso. Em https://conceitos.com/dialogo-inter-religioso/. São Paulo, Brasil.