Sincretismo - Conceito, o que é, Significado

O termo sincretismo provém do vocábulo grego synkretismos e sua origem se refere à unidade dos cretenses. Expressa a fusão entre duas religiões ou manifestações culturais. Em ambos os casos acontece um sincretismo quando há uma síntese de dogmas, ideias e símbolos. O resultado desta síntese cria uma nova expressão religiosa ou cultural.

Exemplos de sincretismo religioso

A maioria das novas religiões é resultado de um sincretismo. Em geral, as causas que explicam a simbiose entre as religiões têm relação com a colonização, o imperialismo e os movimentos migratórios que ocorrem ao longo do tempo. Deve-se destacar que o sincretismo religioso não deve ser confundido com o diálogo entre as várias religiões e o ecumenismo.

Exemplos que ilustram a ideia de sincretismo religioso

- No cristianismo praticado em Cuba e em outras ilhas do Caribe podem ser apreciados elementos e símbolos da religião Yoruba, uma crença que provém dos escravos negros que chagaram da África.

- O catolicismo de alguns países latino-americanos é uma mistura de rituais, pois combinam elementos e tradições da religião maia com a doutrina da Igreja Católica.

- A religião Bahá’í é provavelmente o movimento espiritual que melhor destaca a fusão entre as crenças. Na verdade, segundo a fé bahá’í, as religiões devem unir-se a uma única doutrina, já que todas expressam a palavra de um único Deus verdadeiro.

O sincretismo cultural

O termo sincretismo em questões culturais é pouco utilizado, uma vez que são empregados outros termos com mais frequência tais como mestiçagem cultural, fusão, entre outros. Independentemente da convivência de um termo ou outro é evidente que na cultura haja uma mistura de tendências que acaba formando novas manifestações.

Um dos primeiros exemplos históricos de sincretismo cultural aconteceu durante o período helenístico. Após as conquistas de Alexandre Magno, no século IV a. C, os povos submissos se uniram à cultura e à língua grega com suas próprias crenças e tradições.

Nas manifestações culturais, o sincretismo é muito comum dentro da arquitetura, da música, da moda e da gastronomia. Por outro lado, também se manifesta em relação às línguas, como acontece com o “spanglish”, uma mistura idioma do inglês com a língua espanhola.

Imagem: Fotolia. juliars

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: