Conceito » Religião » Teocracia

Teocracia - Conceito, o que é, Significado

A palavra teocracia se refere aos governos que se baseiam na crença de que o Deus que rege a religião oficial também é responsável por reger os aspectos da vida política, econômica e cultural.

Em outras palavras, a teocracia (do grego, teo 'Deus' e cracia 'governo') é um governo que exerce o poder e ao mesmo tempo é responsável pelas questões políticas e religiosas, além disso, toma as decisões necessárias a ambos os aspectos em termos de sua ideologia.

Neste tipo de gestão, é Deus quem exerce o poder e toma as decisões, assim como manifesta sua autoridade através dos ministros ou representantes que atuam em seu nome. Neste sistema não há divisão ou separação entre o estado e a instituição religiosa.

Forma de governo propagada durante a Antiguidade e a Idade Média

A teocracia é talvez uma das formas de governo mais antigas existentes em nosso planeta desde o início dos tempos, levando em conta que durante a Antiguidade e a Idade Média as religiões do mundo ocupavam um lugar central e eram elas que organizavam a vida diária, as práticas sociais, os costumes e o modo de pensar de cada sociedade.

O faraó descendia dos deuses e isso lhe permitia exercer a autoridade política e religiosa

Neste sentido, civilizações como dos hebreus, do Egito Antigo, da Mesopotâmia, entre outras, caracterizavam-se por possuir governos em que o governante principal era o representante religioso supremo, aquele que tomava todas as decisões e era o único representante de Deus no mundo terreno. Em muitos casos, o rei ou faraó era considerado um descendente direto dos deuses, aquele que obteve a graça divina de poder governar seu povo logo após seu nascimento. Os faraós do Egito Antigo não eram apenas os dirigentes políticos mais relevantes, uma vez que eram considerados como a representação direta da divindade na Terra e assumiam funções sacerdotais.

Atualmente, uma forma de governo obsoleta

As teocracias são sistemas políticos discutidos ainda hoje, pois as formas democráticas ou parlamentares que buscam abrir a representação e a participação política de toda a sociedade são consideradas formas de governo irracionais e obsoletas.

Na teocracia não existe mudança de poder, ou seja, ninguém pode apresentar-se como candidato a nada, não há eleições diretas dos representantes por meio do voto popular.

As exceções

No entanto, é normal encontrar muitos estados do Oriente Médio, da África e até mesmo do Vaticano que manifestam a ideia teocrática (de que seu governante está diretamente ligado ao Deus de sua crença).

Por outro lado, nos sistemas democráticos que predominam no mapa político de nossos tempos, existe uma clara diferenciação entre poder político e poder religioso, ou seja, a autoridade política segue um lado enquanto o religioso vai por outro canal. Há uma clara divisão nas esferas políticas e religiosas, nenhuma interfere na outra.

Imagem: Fotolia. M-SUR

Relacionados:

  1. Tecnocracia
  2. Poder Executivo
  3. Monarquia
  4. Democracia Representativa
  5. Executivo
  6. Oligarquia
  7. Cleptocracia
  8. Representação Política
  9. Laicismo
  10. Democracia