Conceito » Educação » Apóstrofe

Apóstrofe - Conceito, o que é, Significado

A apóstrofe é uma figura retórica de linguagem empregada para ênfase a uma mensagem. A particularidade desta figura literária é que o emissor de uma mensagem (escrita ou falada) utiliza a segunda pessoa para dirigir-se ao outro, este que pode ser uma pessoa, um grupo ou algo inanimado.

Quando a oratória tinha um protagonismo na comunicação, a apóstrofe era empregada como um recurso habitual do orador

Ao utilizar esta técnica, o que se pretendia era enfatizar uma ideia e especialmente conseguir um efeito de proximidade entre o falante e o público. Como a oratória deixou de ter protagonismo na cultura, a apóstrofe pretende conectar o leitor ao texto, de maneira que as palavras pareçam destinadas a alguém em particular.

Outra característica desta figura é seu componente de ruptura dentro de uma narração ou mensagem. Assim, há uma mudança brusca na apóstrofe no sentido do que se diz ou se conta, uma vez que há uma interrupção repentina através da introdução de uma mensagem na segunda pessoa.

Cada figura retórica tem uma função determinada e no caso da apóstrofe existe a intenção de chamar a atenção do interlocutor, seja de um público ou de um leitor.

Em alguns poemas do Romantismo empregava-se a apóstrofe para conseguir um efeito de intensidade e exaltação da emotividade. Também tem sido um recurso habitual na poesia dialogada.

A apóstrofe é utilizada como técnica de persuasão no discurso político

Através dos meios de comunicação ou de alguma palestra o político deseja conectar-se com os espectadores, assim, quando no discurso há uma interrupção acompanhada de uma mensagem direta na segunda pessoa, emprega-se nesse momento a apóstrofe.

Alguns anúncios publicitários também recorrem a esta estratégia de comunicação. Vamos analisar um exemplo imaginário. Em uma propaganda de televisão a marca de refrigerante Popca aparece com a seguinte mensagem: “Com Popca você pode”. Este simples exemplo toca a sensibilidade do consumidor sempre que se lembra desta frase.

Por último, deve-se destacar que a palavra apóstrofe pode ser confundida com apóstrofo, que é um sinal ortográfico pouco utilizado em nosso idioma. O apóstrofo é usado para indicar a supressão de letras numa palavra, por exemplo, cobra-d’água (para cobra de água), pingo d’água (para pingo de água), entre outras. Apóstrofe e apóstrofo são termos parônimos, ou seja, possuem uma grafia muito parecida, mas seu significado são totalmente distintos.

Imagem: iStock. AntonioGuillem

Relacionados:

  1. Figura Retórica
  2. Mensagem
  3. Reiteração
  4. Reiteração
  5. Ênfase
  6. Tipos de Narrador
  7. Descrição Denotativa-Objetiva
  8. Adjetivação
  9. Alegoria
  10. Transmissor