Vocação Profissional - Conceito, o que é, Significado

O trabalho em si é essencial para um projeto de vida. Como regra geral, todos os indivíduos tem que trabalhar para sobreviver.

O trabalho que uma pessoa projeta realizar durante sua fase de estudos depende de muitos fatores, sendo um dos mais importantes: a vocação profissional. Consiste em buscar uma atividade profissional em relação às suas inclinações pessoais.

A maioria dos jovens se encontra num dilema ao longo do seu período escolar quando são perguntados sobre qual será sua profissão no futuro

Diante deste dilema, é preciso analisar uma série de elementos: a capacidade pessoal, as atividades de trabalho mais demandadas pela sociedade e a situação do mercado de trabalho. Um elemento altamente relevante é determinar qual é sua vocação profissional, isto é, saber aquilo que o estimula e ter algum ingrediente apaixonante por algum motivo.

A questão passional e emocional é o elemento principal da vocação profissional. Aquilo que verdadeiramente nos ilude pode ser pouco rentável do ponto de vista econômico ou inclusive de baixa valorização social. Entretanto, a vocação profissional verdadeira é aquela que se sente profundamente e que convence na hora de exercer uma profissão.

Nem sempre é despertada a vocação profissional

De fato, há pessoas que não dão importância ao trabalho, pois consideram que se trata de um meio para obter um dinheiro e cobrir as necessidades. Pelo contratio, há outros indivíduos que recebem uma “chamada interior” em relação a seu futuro profissional.

O desejável seria que a grande maioria pudesse exercer uma profissão em consonância com sua verdadeira vocação

Esta seria a circunstância ideal e perfeita, mas são poucos os indivíduos que conseguem trabalhar em uma atividade que lhe seja apaixonante.

A ideia de vocação profissional está ligada a pessoas que se apresentam como um modelo a seguir. É bem comum que um professor seja a inspiração de um aluno por apaixonar-se por determinada matéria. O ambiente familiar é outra circunstância que interfere na hora de tomar uma decisão sobre a vocação profissional (em algumas famílias o amor por um trabalho respira na atmosfera cotidiana). Há casos onde a vocação tem um profundo elemento espiritual (por exemplo, os missionários que trabalham com os mais necessitados).

Enfim, ter uma vocação significa tomar uma decisão em relação ao seu caminho de trabalho, uma vez que se deve valorizar a satisfação interior como principal fator na hora de exercer uma profissão.

Imagem: iStock - VladimirFLoyd

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: