O termo infância se refere ao período da vida humana que se estende desde o nascimento do indivíduo até a chegada da puberdade, entre os 11 e 12 anos, quando se inicia outra etapa da vida. A infância é o momento da vida em que a pessoa mais cresce, sendo a passos largos como se pode dizer, pois são constantes mudanças físicas que se desenvolvem e que formam três fases: a lactente, a primeira infância e a segunda infância.
No entanto, tanto o desenvolvimento físico e motor como o cognitivo crescem rapidamente e mostram diferentes alterações. Em relação à parte física, o aumento de peso é de aproximadamente dois quilos por ano, sendo entre 12 e 15 quilos o peso aproximado. O tamanho aumenta entre 7 e 13 cm. Embora a postura esteja ereta, não se desenvolvem ainda os músculos do abdômen e este permanece com aspecto de uma bola.
A frequência que respira uma criança é mais lenta e regular que a de um adulto e sua temperatura corporal depende do ambiente que está inserido, de suas emoções e da atividade que estiver realizando. O cérebro não atingiu ainda seu maior desenvolvimento, encontrando-se com 80%.
Em relação aos movimentos que um indivíduo já é capaz de fazer na infância estão: caminhar ao redor de obstáculos, ficar agachado por mais tempo, subir escadas, sustentar-se em um pé, atirar objetos sem perder o equilíbrio e trepar em certas alturas.
Na parte que se refere a sua disposição cognitiva e de fala, nesta etapa, a criança utiliza os objetos com um propósito determinado, faz classificações simples, desfruta da leitura de histórias, reconhece que com a linguagem consegue a atenção dos adultos, imita as palavras que escuta, possui um vocabulário entre 50 a 100 palavras e brinca.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2014). Conceito de Infância. Em https://conceitos.com/infancia/. São Paulo, Brasil.