Enfermeira - Conceito, o que é, Significado

A enfermeira é uma profissional da medicina, mais especificamente do ramo da enfermagem. A princípio, trata-se de um termo peculiar, uma vez que é usado normalmente no universo feminino por ser tradicionalmente uma profissão exercida por mulheres, embora esse costume esteja mudando nos últimos anos.

O trabalho de uma enfermeira consiste em prestar atendimento sanitário ao paciente. De maneira geral, o profissional desta disciplina médica complementa o trabalho do médico. Algumas das técnicas sanitárias próprias deste ofício são as seguintes: extração de sangue, vacinação, supervisão da evolução do paciente, administração do medicamento, realização de ataduras, enfim, todos os procedimentos voltados ao restabelecimento da saúde ou à prevenção de doenças.

Da mesma forma que os outros ramos da medicina, a enfermagem também se especializou.

Existem enfermeiros e enfermeiras que trabalham em diferentes áreas como pediatria, geriátrica, forense, do trabalho, da saúde mental ou nas salas de operação. No entanto, o hospital ou em alguma de suas variantes é o local por definição onde se pratica esta atividade.

A prática da enfermagem é tão antiga como a própria medicina, com evidências disso nas civilizações antigas, especialmente na assistência aos partos. Na civilização romana, começou a popularizar-se a presença da mulher no cuidado de pacientes. No século XIX, na Grã-Bretanha, surgiram as primeiras escolas de enfermagem, desta forma, tornou-se uma profissão qualificada e não só um simples atendimento aos doentes.

No contexto da guerra, das catástrofes humanitárias e da cooperação internacional, o papel da enfermeira tem sido e é crucial no atendimento e cuidado dos feridos e doentes

Em cada país os estudos de enfermagem contam com um sistema organizacional próprio, além de disciplinas e classificação profissional. No entanto, há um elemento comum: o componente vocacional. Além dos conhecimentos técnicos, a enfermeira precisa ter uma empatia emocional com seus pacientes. A vocação não faz parte das disciplinas estudadas, mas é um dos valores essenciais da profissão.

A medicina é uma ciência de inúmeros níveis: a tecnologia, a pesquisa e a prática médica profissional. Esta última área é composta por todo tipo de especialista, sendo a enfermeira aquela que realiza o trabalho mais direto e próximo com o paciente.

Imagens: Fotolia. warawiri, vit_kitamin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: