Conceito de Ética Profissional

Lilén Gomez | out. 2022
Professora de Filosofia

Entendemos por ética profissional o conjunto de normas e valores em que se baseia uma profissão, ou seja, determinada atividade para a qual, geralmente, se adquire formação e em troca da qual se recebe remuneração pelo seu exercício.

A ética profissional refere-se ao modo como um ofício ou tarefa, dentro de certas regras, é ético (isto é, respeita a dignidade humana e se dirige ao bem da comunidade) ou deixa de ser.

Ética profissional e moralidade

A ética profissional não consiste apenas ao cumprimento de uma série de regras previamente ditadas (o que também é conhecido como deontologia). Na base dela, há uma relação fundamental entre moralidade e liberdade. Isso significa que, para que um comportamento seja moral, neste caso, do ponto de vista da ética profissional, ele não deve ser justificado pela obediência, mas deve ser fruto de uma livre escolha. Nesse sentido, a ética profissional baseia-se em escolhas livres e responsáveis, frente as quais os códigos de ética profissional servem de guia de conduta, sem substituir a decisão consciente e voluntária de cada indivíduo.

Nessa mesma linha, a ética profissional não depende nem das habilidades, nem do conhecimento que se possui sobre os conteúdos que compõem a profissão em questão, mas sim do ethos, ou seja, dos costumes e formas de atuar no âmbito profissional, de acordo com vários interesses e formas de se conectar com os outros.

Por exemplo, um médico pode ter amplo conhecimento da anatomia ou fisiologia do corpo humano e ainda assim maltratar seus pacientes de modo que sua ética seria questionável, mesmo sabendo muito sobre sua disciplina. Da mesma forma, um cientista que publica resultados falsos para se enriquecer, mesmo que tenha grande reputação por seus títulos acadêmicos, realizaria uma práxis antiética. O compromisso com o que se faz e com os outros seres humanos são pilares básicos da ética profissional. Ressalta-se que, dependendo da profissão em questão, os códigos de ética podem envolver normas específicas da área e outras comuns a diferentes disciplinas.

As profissões na atualidade

A partir de seu surgimento na modernidade, as profissões são construídas em torno de duas características definidoras: primeiro, sua natureza individual e, segundo, sua natureza econômica. As profissões historicamente se configuram como instrumento de sobrevivência dos indivíduos no contexto do regime capitalista de produção, por meio da remuneração monetária. Tal condição faz com que as finalidades sociais da atividade profissional sejam muitas vezes perdidas de vista, em detrimento da lucratividade. A finalidade das profissões não se limita a uma fonte de renda, ou seja, à finalidade subjetiva que têm para cada indivíduo. Antes, cumprem uma função social, que lhes confere significado e legitimidade. Então, a ética profissional incorpora a dimensão social de cada profissão, pois está diretamente relacionada ao bem comum como um fim em si mesmo.

As profissões, na medida em que atendem ao grupo social, além de serem instrumentos de subsistência dos indivíduos, são atividades coletivas, não apenas por sua inserção no grupo social, mas também pela forma como as comunidades profissionais são formadas em torno delas. Estas compartilham linguagens, métodos, propósitos e, fundamentalmente, um ethos da profissão. As associações profissionais, por exemplo, são uma forma de organização da sociedade civil baseada no trabalho profissional, dentro do qual se compartilha uma certa ética profissional e se configura uma identidade ou sentimento de pertencimento.

Na medida em que as profissões são pensadas como atividades realizadas segundo fins, tais fins orientam e dão sentido à práxis profissional. Como consequência, a ética profissional é o que orienta tais práticas para a consecução de objetivos considerados socialmente válidos ou virtuosos, enquanto evita a distorção desses objetivos e a consequente deturpação da práxis. Dessa forma, três aspectos convergem na ética profissional, articulados entre si: o social, o econômico e o pessoal.

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (out., 2022). Conceito de Ética Profissional. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/etica-profissional/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato