Conceito » Saúde » Virgindade

Virgindade - Conceito, o que é, Significado

O conceito virgindade se refere ao fato de uma pessoa não ter relação sexual completa em nenhum momento. O termo virgindade está intimamente ligado à experiência da primeira vez. Um momento que na vida de cada pessoa é diferente, não havendo uma idade única para perder a virgindade, embora muitas pessoas fazem amor pela primeira vez nos primeiros anos de sua juventude.

A virgindade está marcada também pelo contexto social e cultural de uma região, assim como seu significado pode estar condicionado a ideais religiosos. Por exemplo, alguns católicos optam por não manter relações sexuais durante o namoro e esperam o casamento como sinal valioso de espiritualidade. Neste contexto e dentro das crenças religiosas, a virgindade é vista como um símbolo de pureza e amor verdadeiro.

A chegada da primeira vez

É importante ressaltar que nos países desenvolvidos, como mostra a influência das séries televisivas e das comédias românticas, foi reduzida a idade dos jovens de viver esta experiência pela primeira vez. Da mesma maneira que os anticonceptivos são usados para prevenir a gravidez, ainda existem muitos casos de gravidez indesejada.

As relações sexuais não se referem apenas a uma experiência corporal, mas também a um envolvimento emocional, mesmo que a sociedade atual não considere o sexo e o amor como dois conceitos que andam de mãos dadas necessariamente. Na verdade, é importante que a pessoa espere sua hora, que alcance primeiramente a maturidade emocional e se sinta preparada para iniciar a vida sexual, de preferência com a pessoa que tenha escolhido. De forma nenhuma se deve subestimar este momento tão importante que está ligado diretamente à privacidade pessoal.

Diferenças entre castidade e virgindade

A virgindade está relacionada com o conceito da castidade, embora estes conceitos não sejam sinônimos. A diferença entre a virgindade e a castidade é que uma pessoa pode ser casta sem ser virgem.

Os religiosos católicos e as freiras fazem votos de castidade como uma condição inerente à promessa de professar a fé.

Imagem: Fotolia. kei907

Relacionados:

  1. Virgem Maria
  2. Direito de Pernada
  3. Amor Verdadeiro
  4. Monogamia
  5. Sagrada Família
  6. Elixir
  7. Relação Aberta
  8. Apego Seguro e Inseguro
  9. Psicossocial
  10. Paradigma